Cemitérios poderão ter postos de enfermagem em todo Estado

cemitério finados c
Fotos: arquivo SF Notícias

Verificação de temperatura corporal, de pressão arterial, de pulso e orientação aos usuários. Estas serão as funções do serviço de enfermagem, que poderá ser instalado nos cemitérios localizados no estado. É o que determina o projeto de lei 1.437/12, dos deputados Rosenverg Reis (PMDB) e Enfermeira Rejane (PCdoB), que foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Janeiro (Alerj) nesta terça-feira (19/07), em segunda discussão.

A sala para o atendimento de enfermagem deverá ter aparelho de pressão, termômetro e estetoscópio, sendo necessário criar um protocolo interno das principais ocorrências clínicas. Todo esse serviço, por sua vez, será de responsabilidade da administradora do cemitério, que fica autorizada a montar consórcios para supervisão e implementação do atendimento.

Segundo os autores, os cemitérios concentram pessoas de todas as idades e que normalmente estão fragilizadas e abaladas. “É um momento de emoção que influencia a saúde das pessoas, então esse atendimento feito por um profissional de enfermagem pode levar mais conforto numa hora tão difícil que é a perda de um ente querido”, disse Enfermeira Rejane.

O projeto de lei seguirá para o governador em exercício, Francisco Dornelles, para sancionar ou vetar em até 15 dias úteis.

Fonte: Alerj

cemitério novo 1

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress