Cemaden alerta para chuva de intensidade moderada a forte a partir da tarde de hoje

Uma nova ZCAS deve ser formar no fim de semana e algumas regiões do estado devem registrar grandes acumulados de chuva

O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden) publicou um aviso meteorológico válido a partir das 12h desta quinta-feira (25/02) até 9h da próxima segunda (01/03). Segundo o órgão há previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada a ocasionalmente forte acompanhadas de rajadas de vento moderado a forte, a partir da tarde de hoje (25/02), iniciando pelo Sul e Costa Verde do estado do Rio de Janeiro e se estendendo para as demais regiões ao longo da sexta-feira, sábado e domingo. “Ressalta-se que há possibilidade de grandes acumulados de precipitação para esse período” – informa o alerta.

De acordo com o Cemaden, os efeitos possíveis são: alagamentos, inundações e enxurradas, devido à intensidade da chuva esperada; deslizamentos, devido ao acumulado de chuva previsto; queda de árvores, devido à possibilidade de rajadas de vento fortes; e possibilidade de ocorrência de granizo. A Defesa Civil já iniciou o envio de SMS alertando a população.

Segundo a Climatempo, a passagem de uma frente fria ao largo da costa do estado de São Paulo e a atuação de fortes correntes de ventos na altitude vão favorecer a formação de um evento conhecido como ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul – nos próximos dias. “Normalmente esse canal de umidade atua entre 3 e 5 dias consecutivos provocando chuva volumosa no período de atuação”, explica o meteorologista André Madeira.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress