Casos de dengue aumentam 300% no estado do Rio; 14 pessoas morreram

Neste ano foram notificados 10.471 casos e 14 óbitos por dengue e 611 casos e nenhum óbito por chikungunya

Um levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontou que os casos de dengue no estado do Rio de Janeiro registraram um aumento de 300% de janeiro a outubro (até o último dia 16) deste ano, comparado com o mesmo período de 2021. O mesmo ocorre com os casos de chikungunya, que tiveram aumento de 24% no mesmo período.

Segundo dados registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), em 2022, foram notificados 10.471 casos e 14 óbitos por dengue e 611 casos e nenhum óbito por chikungunya. Em 2021, foram 2.613 notificações e 4 óbitos por dengue e 492 casos e nenhum óbito de chikungunya. Apenas a zika apresentou redução no período.

A dengue, assim como outras arboviroses urbanas, zika e chikungunya, é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti presente em toda a área urbana e periurbana do estado. Com a aproximação do fim do ano, período em que ocorre aumento dos focos do mosquito, a SES lança o Plano de Contingência para Enfrentamento às Arboviroses Urbanas causadas pelo Aedes Aegypti 2022/2024 e faz um alerta sobre a importância da população auxiliar na eliminação dos criadouros.

“O plano visa dar uma resposta rápida a uma possível epidemia. Ele também está relacionado com a prevenção à doença. E para isso estamos lançando uma grande campanha de conscientização da população, reforçando a campanha 10 minutos salvam vidas. O mosquito da dengue vive preferencialmente dentro das nossas casas, por isso é tão importante que todos dediquem 10 minutos por semana para eliminar os focos” – afirmou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Entre os principais objetivos do plano estão o monitoramento da circulação viral da dengue, da zika e da chikungunya em todas as regiões do estado, identificação das áreas de maior risco, promoção permanente de mobilização social, qualificação da assistência para atendimento aos pacientes e detecção precoce dos casos e organização da rede assistencial para acompanhamento dos casos na fase crônica. O programa estabelece que a vigilância estadual atue auxiliando os 92 municípios do estado na elaboração dos seus planos de contingência, na investigação dos óbitos suspeitos, na avaliação e na qualificação das práticas assistenciais nas unidades de saúde, no apoio à implantação de salas de situação e centros de hidratação, entre outras atividades.

Dengue tipo 2
A dengue é uma doença febril aguda causada pela picada dos mosquitos Aedes aegypti. Existem quatro tipos de vírus da dengue: DenV-1, DenV-2, DenV-3 e a DenV-4. Atualmente, a maior circulação no estado são os sorotipos 1 e 2, sendo o DENV-2 predominante. Esse vírus não circula no Rio de Janeiro desde 2008 e é um dos fatores ligados ao aumento de casos registrado este ano.

“Desde 2019, estamos monitorando a reentrada do vírus tipo 2 da dengue, responsável pela maior epidemia que o estado enfrentou em 2008. Quem nasceu depois desse período não tem imunidade para esse subtipo do vírus. Por isso, temos uma importante parcela da população suscetível, o que pode levar ao aumento da transmissão” – reforça o secretário de Saúde.

10 minutos salvam vidas
A melhor forma de se proteger contra as doenças causadas pelo mosquito é evitar que ele se desenvolva, ou seja, eliminar os focos de larvas. Para isso, é necessário acabar com possíveis criadouros, como em vasos de plantas, pneus, garrafas, piscinas sem uso e sem manutenção, caixas d’água destampadas, e até mesmo recipientes pequenos, como tampas de garrafas. Medidas simples podem ser adotadas por todos, como:

• Verificar se a caixa d’água está bem tampada;
• Deixar as lixeiras bem tampadas;
• Colocar areia nos pratos de plantas;
• Recolher e acondicionar o lixo do quintal;
• Limpar as calhas;
• Cobrir piscinas;
• Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários;
• Limpar a bandeja externa da geladeira;
• Limpar e guardar as vasilhas dos animais de estimação;
• Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado;
• Cobrir bem a cisterna;
• Cobrir bem todos os reservatórios de água.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress