Casal de franceses que está dando a volta ao mundo passa por São Francisco de Itabapoana

O casal, que já passou pela Rússia, Coreia do Sul, Japão, Filipinas, Canadá, entre outros países, ficou hospedado na Praia de Guaxindiba
Fotos: Eduardo Porto

Em abril de 2006, o casal de franceses Bruno e Isabelle Frébourg, de 63 e 60 anos, iniciaram um projeto audacioso: dar a volta ao mundo. Desde janeiro de 2020 eles estão no Brasil e na quarta-feira (13/01) chegaram ao município de São Francisco de Itabapoana, no litoral Norte Fluminense. Recentemente, eles passaram por outras cidades do estado como Cabo Frio, na Região dos Lagos, e Paraty, na Costa Verde. Uma das primeiras decisões dos viajantes ao conceber o plano da viagem foi dar preferência a transportes como barcos e bicicletas, este último pouco utilizado pelo casal até o início do percurso. “Iniciamos essa aventura com a proposta de conhecer novas tradições, culturas e comidas”, disse Bruno, que intercala um pouco de português com inglês e francês. Ele contou que tem uma filha de 38 anos que ficou muito preocupada com a aventura dos pais, mas não foi empecilho para eles seguirem adiante.

Com a pandemia do novo coronavírus, os planos do casal em terras brasileiras foram alterados. O casal precisou retornar à terra natal em março, após a morte do pai de Bruno, e só conseguiu voltar ao Brasil em outubro, devido às medidas restritivas impostas aos voos internacionais. Nas bicicletas, levam os poucos utensílios indispensáveis para o trajeto de quase 150 mil km e um pedido de ajuda: “Nós não temos muito dinheiro. Precisamos de doações para comer”. Quando questionado sobre as características mais marcantes do país, o casal, que está junto há 40 anos, respondeu prontamente: a hospitalidade e o acostamento nas estradas. Eles contaram que, onde vivem, em Bailleul, na região da Normandia, não existe essa faixa adicional.

Assim que chegaram ao município de São Francisco, os franceses procuraram a prefeitura, localizada em frente ao portal da cidade. “Em todos os lugares por onde passamos, as autoridades nos ajudam oferecendo um lugar para descansar. Em cidades maiores, como Rio de Janeiro e São Paulo, passamos dois ou três dias. Mas aqui iremos ficar somente uma noite”, relataram. A estadia na cidade foi curta, pois precisam chegar em Recife até oito de março. A data marca a expiração do visto e o início de uma nova etapa da volta ao mundo, quando vão embarcar em um barco em direção a Dakar, capital do Senegal. Segundo o site “Roues Libres”, atualizado semanalmente pelos viajantes, países como Rússia, Coréia do Sul, Japão, Filipinas, Austrália, Vietnã e Canadá já foram percorridos. Com suporte da prefeitura, os franceses ficaram hospedados na Praia de Guaxindiba.

Fonte: Ascom/ Reportagem: Júlio César Barreto

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress