Casados há 75 anos, engenheiro agrônomo de 104 anos e professora de 99 anos são vacinados contra Covid-19

O engenheiro agrônomo, que serviu na Segunda Guerra e foi idealizador e fundador do Colégio Agrícola de Campos, e a esposa, foram os primeiros vacinados no sistema drive-thru em Campos
Imagens e informações: Secom Campos

Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, e também na vacinação! Um casal de idosos, casado há 75 anos, foi vacinado contra a Covid-19 nesta quinta-feira (18/02) em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense. O engenheiro agrônomo João Fernandes de Souza, de 104 anos, e a professora Maria da Penha Fernandes, de 99 anos, foram os primeiros a tomar a vacina contra a contra Covid-19 nesta quinta através do sistema drive thru na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). O casal, completamente ativo e independente, está isolado em casa desde o início da pandemia, recebendo cuidado de apenas um dos cinco filhos. “Ninguém entra na casa, apenas uma filha. Os demais filhos, netos e bisnetos nos visitam apenas pelo portão. Não tem contato e nem proximidade”, relatou João Fernandes, que serviu na Segunda Guerra e foi idealizador e fundador do Colégio Agrícola de Campos. Ele e a esposa têm 13 netos e 15 bisnetos.

Já a professora Maria da Penha falou sobre os planos de reunir a família e viajar. “Quando estivermos liberados vamos fazer uma festa para reunir toda a família. Depois vamos para Guarapari, porque esse ano foi o primeiro depois de 20 consecutivos que não fomos para lá no verão”, contou a professora, formada em pedagogia e que já está ansiosa para tomar a segunda dose da vacina. De acordo com a Prefeitura de Campos, a vacinação para idosos acima de 90 anos segue até esta sexta-feira (19), nos dois pontos com sistema drive-thru – Uenf e Guarus Plaza Shopping – das 9h às 15h. Além da equipe da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, a campanha recebeu reforço dos alunos do Curso de Enfermagem do Institutos Superiores de Ensino do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (Isecensa). Ao todo, duas equipes formadas por 10 alunos e três professores estarão atuando como voluntários na campanha.

A chefe da Vigilância Sanitária, Vera Cardoso de Melo, explicou que a entrada é única, mas para dar mais agilidade e fluidez ao atendimento, os idosos estão sendo vacinados em duas filas, ou seja, dois carros ao mesmo tempo. “O movimento está grande, mas todos serão vacinados. As pessoas estão satisfeitas, pois hoje é um dia de alegria, pois estão vacinando seus idosos e protegendo as pessoas que mais amam”, disse. Para receber a primeira dose, os idosos devem apresentar identidade, CPF e comprovante de residência.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress