Caravana da Enel chegará a Macuco com sorteio de 40 geladeiras e outros serviços para os moradores

Clientes poderão trocar lâmpadas gratuitamente, se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica e contar com outras ações oferecidas pela concessionária e pela prefeitura

A Enel Distribuição Rio realiza, na próxima quarta-feira (27), a primeira Caravana #EnelPorVocê em Macuco, cidade localizada na Região Serrana do Rio, em parceria com a prefeitura municipal. Os clientes poderão trocar geladeiras e lâmpadas gratuitamente, contar com serviços oferecidos por uma unidade de atendimento móvel e se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica, desde que se enquadrem nos pré-requisitos do programa do Governo Federal. Adicionalmente, a companhia realizará um mutirão de manutenções na rede elétrica do município, com poda de árvores próximas à rede elétrica e correção de possíveis defeitos na rede.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

A Caravana #EnelPorVocê começará às 9h, na Praça Professor João Brasil, no Centro. Até as 17h os clientes da companhia poderão trocar, gratuitamente, até duas lâmpadas incandescentes ou fluorescentes – exceto modelos tubulares –, que têm alto consumo de energia, por outras novas, de LED, que são até 80% mais econômicas e duram 10 vezes mais que os modelos antigos.

Os clientes da companhia também poderão participar da Troca de Geladeiras. Os interessados em concorrer a 40 geladeiras eficientes, selo Procel de economia de energia, poderão se cadastrar no estande do projeto, montado na Rua Rodovia Presidente João Goulart 184, Centro, nos dias 25 e 26, das 9h às 17h, e no dia 27, das 9h às 12h. O sorteio será realizado na própria quarta (27).

Para participar, os clientes devem ser consumidores residenciais ou rurais e ser titulares da conta de energia. Também é necessário ser adimplente com a Enel, não ter processo judicial aberto contra a empresa e ter uma geladeira ineficiente funcionando para que possa ser efetuada a troca. Os beneficiados nesta ação já terão as geladeiras trocadas na quinta-feira (28), a partir das 9h, no mesmo local onde serão feitos os cadastros.

Uma unidade de atendimento móvel também ficará na praça, disponibilizando todos os serviços das lojas físicas da empresa, como parcelamentos, religações, negociações de débitos, ligações novas e troca de titularidade. Os moradores de baixa renda do município, que possuem o Cadastro Único e se enquadram nos pré-requisitos do programa, também terão atendimento para se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede descontos de até 65% na conta de energia elétrica.

O diretor de Infraestrutura e Redes da Enel Distribuição Rio, Mihai Constantin Peste, destaca que, além dos serviços e do atendimento à população, a companhia aproveita a oportunidade para realizar manutenções em formato de mutirão no município. “Os mutirões complementam nossa Caravana #EnelporVocê, pois aproveitamos a oportunidade para adiantar algumas ações previstas no nosso Plano de Manutenções visando a qualidade do fornecimento de energia. Além disso, é uma ótima ocasião para nos reunirmos com as equipes em campo e reforçar a importância da realização do trabalho seguro e com qualidade”, completa.

Consumo consciente de energia

Os clientes do município também poderão participar da Van Experience, um veículo adaptado com equipamentos interativos e recursos audiovisuais, além de ferramentas de inclusão e acessibilidade. A proposta é proporcionar uma experiência única e inovadora, apresentando aos visitantes a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as fontes de energia utilizadas no Brasil e no mundo.

A unidade propõe uma série de atividades: jogos, vídeos interativos em telas touch, quadro de realidade aumentada e até um dispositivo de geração de energia solar, localizado no teto da Van, que pode ser monitorado pelos visitantes de dentro do veículo. Além disso, o espaço conta com um mapa tátil onde todos os visitantes, incluindo pessoas com deficiência visual, poderão visualizar o mapa do Brasil, com suas usinas hidrelétricas, solar e eólicas sinalizadas. Outras ferramentas de inclusão e acessibilidade, como uma rampa de acesso, audiodescrição, legendas para os vídeos, parede tátil e fones antirruído, também estarão disponíveis para que a experiência seja confortável e inclusiva para todos. Ao longo da Caravana, a Enel Rio também disponibilizará dicas de segurança e de consumo consciente de energia.

Ações da prefeitura municipal

A Caravana #EnelporVocê conta com a parceria da Prefeitura de Macuco, que também estará na Praça Professor João Brasil com uma série de ações. Entre elas, as promovidas pela Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química, que disponibilizará para a população teste de glicemia capilar, aferição de pressão, cadastramento de doadores de sangue e informações sobre combate à dengue.

A Secretaria de Meio Ambiente Urbanismo e Defesa Civil fará a distribuição de mudas de plantas para os moradores e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humano estará com profissionais no local para fazer a atualização do CadÚnico e divulgação de serviços socioassistenciais.

Manutenção

Paralelamente à Caravana #EnelPorVocê, equipes da companhia estarão nas cidades realizando mutirão de manutenções, limpeza de faixas e podas de árvores. “A ação faz parte de um plano que visa reduzir a incidência de quedas de energia no período chuvoso. Esse trabalho preventivo auxilia, por exemplo, em interrupções no fornecimento de energia pelo toque da vegetação na rede ou por falhas em estruturas onde já identificamos a necessidade de uma manutenção”, explica Mihai Constantin Peste.

Somente neste ano, a companhia já realizou na cidade cerca de 400 podas de árvores que estavam em contato com a rede e corrigiu 456 pontos de degradação, como cabos deteriorados, postes em mau estado, cruzetas e isoladores danificados. Aliada às manutenções, a Enel Rio tem investido fortemente na instalação de tecnologia na rede elétrica de Macuco, com equipamentos telecomandados. Os aparelhos permitem a operação do sistema elétrico de forma remota, pelo Centro de Operações do Sistema, localizado na sede da Enel, na Zona Portuária do Rio, dando mais agilidade na retomada do fornecimento de energia em casos de falhas. Até o final do ano, a companhia vai instalar mais um religador automático e chaves telecomandadas, totalizando 21 equipamentos na cidade.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress