Cantagalo, Friburgo, Madalena e Trajano de Moraes ganharão roteiros de Turismo Rural

Ao todo, oito municípios do estado ganharão roteiros de Turismo Rural, sendo quatro da Região Serrana

Os municípios de Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes e Cantagalo ganharão roteiros de Turismo Rural, intitulados “Eu quero essa experiência”. A proposta de criação dos roteiros, elaborados pelo Sebrae/RJ, tem por objetivo fazer com que os turistas tenham um contato maior com a natureza, agricultura e tradições desses destinos, que têm perfil histórico e cultural, mas não atuavam com o Turismo.

O lançamento será durante um evento no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), que fica na Praça Tiradentes, no Centro do Rio de janeiro, no dia 21 de agosto (terça-feira), das 10h às 14h. Além das cidades da Região Serrana citados, também ganharão roteiro de Turismo Rural os municípios de Guapimirim, Angra dos Reis, Barra do Piraí e Paraty.

Para a elaboração dos roteiros, o Sebrae/RJ realizou uma pesquisa nos municípios participantes que demonstrou que é predominante a participação familiar na atividade rural em praticamente todos os roteiros (90%).
Entre os entrevistados, 70% afirmou que o Turismo Rural era uma atividade secundária dentro do empreendimento.

A maioria é produtor rural e não tinha conhecimento do potencial turístico de seu empreendimento. Para aumentar a rentabilidade do negócio, os proprietários dos empreendimentos rurais decidiram investir na vocação turística de sua região e os roteiros vão oferecer emoção, surpresa e interatividade através de suas atividades. Os roteiros funcionam com agendamento, geralmente, aos finais de semana, mas é possível seu funcionamento durante a semana:

– Nova Friburgo (Distrito de Amparo – Sítio Bonfim): Orgânicos;
– Trajano de Moraes (Fazenda do Canteiro): Lazer;
– Cantagalo (Distrito de Boa Sorte – Fazenda São Clemente): História;
– Santa Maria Madalena (Venda Nova da Zezé – Restaurante): Artesanato;

O projeto de Turismo Rural do Sebrae/RJ começou há dois anos com foco nos pequenos negócios. O objetivo era diversificar a oferta turística a partir da valorização de produtos formatados de forma adequada as características locais e assim melhorar a promoção e a comercialização turística das empresas e destinos participantes. Os produtores rurais participaram de capacitações sobre finanças e atendimento ao cliente e os roteiros foram validados por consultoria de inovação.

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