Campos soma 57 casos confirmados de Covid-19: uso de máscaras será obrigatório a partir de amanhã

No fim de semana foi confirmado o terceiro óbito por coronavírus no município, uma idosa de 90 anos. Até o momento, a Secretaria de Estado de Saúde contabiliza 8 casos e um óbito em Campos
Fotos: Reprodução

Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, recebeu a confirmação de mais nove casos de coronavírus ao longo desde fim de semana. Entre sexta (24) e sábado (25), sete pessoas testaram positivo para o coronavírus: cinco mulheres (entre 35 e 55 anos) e dois homens (um com 43 anos – o outro, atendido em laboratório privado, a Vigilância está na tentativa de contato para maiores informações). No sábado foi confirmado ainda o terceiro óbito por Covid-19 no município. Trata-se de uma idosa de 90 anos residente na cidade que estava em tratamento em hospital da rede particular. Já neste domingo (26), Campos recebeu a confirmação de mais dois casos de pacientes que testaram positivo. Ao todo, são 57 casos confirmados. Os dois últimos notificados tratam-se de um homem de 35 anos e uma mulher de 28 anos, ambos sem comorbidades. Mais um caso foi descartado neste domingo, chegando a 41 casos negativos. Seguem sob investigação dois óbitos, 187 casos de Síndrome Gripal (SG) e 48 de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). (continua após a publicidade)

Foto: Secom Campos

Também neste fim de semana foi publicado no Diário Oficial do município o Decreto 068/2020 que torna obrigatório o uso de máscaras faciais em locais públicos e em estabelecimentos com funcionamento liberado. A medida passa a valer a partir desta terça-feira (28/04) e é mais uma iniciativa no enfrentamento ao coronavírus. O objetivo é reduzir a disseminação de contaminação do vírus. Segundo a Prefeitura, as máscaras podem ser as caseiras, feitas de tecido. A utilização de máscara facial será obrigatória para deslocamento em meios de transporte público ou privado de passageiros, ingresso ou trabalho em ambientes compartilhados nos setores público e privado — incluindo bens públicos de uso comum, tais como lagoas, rios, mares, estradas, ruas e praças e os de uso especial, tais como edifícios ou terrenos destinados a serviço ou estabelecimento da administração pública e suas autarquias.

Ainda segundo o Decreto, os responsáveis pelos bens públicos e pelos estabelecimentos privados e por meios de transporte público ou privado de passageiros deverão proibir o ingresso de pessoas sem a utilização de máscaras. O descumprimento por parte dos estabelecimentos poderá caracterizar crime previsto no artigo 268 do Código Penal e será comunicado às autoridades policiais locais e ao Ministério Público. Também será publicado um decreto que determina que todos os hospitais – públicos, contratualizados ou privados – passem informações diárias à Prefeitura de Campos, a respeito de número de leitos clínicos e de UTI, além do número de pacientes testados para coronavírus. Até o momento, a Secretaria de Estado de Saúde contabiliza oito casos e apenas um óbito em Campos.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress