Campos reforça vacinação contra o sarampo: Doses também estão disponíveis em S. Fidélis

Secretaria Municipal de Saúde do Rio investiga 12 casos suspeitos doença; Um caso teve resultado preliminar positivo
Foto: Reprodução

Como forma de precaução para a possibilidade de reintrodução do sarampo no Estado do RJ, a Secretaria de Saúde do Estado orientou aos municípios que divulguem a população a importância da vacinação contra a doença, segundo a Prefeitura de Campos. A medida foi tomada após ter sido registrado um caso de sarampo no município do Rio, durante os Jogos Estaduais Estudantis Jurídicos, realizados em junho, em Petrópolis, na Região Serrana.

A Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Campos orienta que em caso de não imunização, a pessoa procure a unidade de saúde mais próxima para se vacinar. As doses também podem ser encontradas no Centro de Saúde. Em São Fidélis, a Vigilância em Saúde informou que as doses sempre estiveram disponíveis em todos os postos, não só agora com o aparecimento da doença.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. Os sintomas iniciais são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular e coriza. Após estes sintomas, geralmente há o aparecimento de manchas avermelhadas pelo corpo. A transmissão ocorre diretamente, de pessoa a pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração, por isso a facilidade de contágio da doença.

As pessoas de um a 49 anos de idade fazem parte do grupo de risco. Entre um e 29 anos são duas doses da vacina. Dentre os adultos, os trabalhadores de portos e aeroportos, hotelaria e profissionais do sexo apresentam maiores chances de contrair a doença, devido à maior exposição a indivíduos de outros países que não adotam a mesma política intensiva de controle da doença.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress