Campos e Nova Friburgo vão receber pela primeira vez doses da vacina da Pfizer contra Covid

As vacinas devem ser distribuídas até a próxima terça-feira. Outras 17 cidades também vão receber

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) recebeu, na noite desta terça-feira (18.05), 57.330 doses da vacina Pfizer contra Covid-19. Após pactuação com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), ficou definido que o lote será distribuído para municípios do estado com população acima de 150 mil habitantes. Dessa forma, a remessa será destinada a 19 cidades: Angra dos Reis, Barra Mansa, Belford Roxo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaboraí, Macaé, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, São Gonçalo, São João de Meriti, Teresópolis e Volta Redonda.

O Ministério da Saúde enviou ofício aos estados esclarecendo que, de acordo com as novas orientações sobre o armazenamento da vacina e a necessidade de ampliação do calendário vacinal, o imunizante da Pfizer poderá ser distribuído para cidades que estejam a até duas horas e meia de distância da capital. O documento também reforça a importância de as doses serem destinadas a municípios que tiverem recebido a capacitação da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações sobre logística e uso dessa vacina nos dias 17 e 18 de maio.

De acordo com o ofício, a logística de transporte e o armazenamento nas centrais de rede de frio deve ser na faixa de -15°C a -25°C, no período máximo de 14 dias. Já para o armazenamento nas unidades de saúde, as vacinas devem permanecer entre 2°C e 8°C. Nesse caso, o imunizante tem durabilidade de cinco dias. Após aberto, o vidro de seis doses deve ser utilizado integralmente em no máximo seis horas. As doses ficarão armazenadas em câmara fria da SES e serão distribuídas em pequenos lotes aos municípios, com agendamento prévio das pessoas a serem vacinadas, para evitar o desperdício de doses do imunizante.

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) está em discussão com o COSEMS para orientar sobre o uso correto da vacina da Pfizer. Além disso, a SVS reforça a importância de se aplicar essa vacina exclusivamente em unidades de saúde, considerando o preparo e a conservação do imunizante.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress