Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a pólio chega à última semana

Estado do RJ registrou 16 casos da doença e mesmo assim procura pela vacina é baixa
Foto: Reprodução

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite termina nesta sexta-feira (31/08) e até o momento 4,1 milhões de crianças em todo país ainda não receberam a vacina.

A última atualização enviada pelos estados mostra que, até a última sexta (24), 62% das crianças brasileiras se vacinaram. Em todo o país, foram aplicadas mais de 14 milhões de doses das vacinas. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% das 11,2 milhões de crianças independente da situação vacinal delas e criar uma barreira sanitária de proteção da população brasileira.

Esta semana é a última oportunidade dos pais e responsáveis levarem as crianças de um ano a menores de cinco para se vacinarem. Para a poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina na vida serão vacinadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha (Vacina Oral Poliomielite – VOP).

Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias, que não necessitam de uma nova dose.

Entre os estados com menor cobertura, está o Rio de Janeiro, com 40,15% do público-alvo vacinado para pólio e 41,45% para sarampo. Neste ano, 16 casos de sarampo foram registrados no estado e ainda assim a procura pelas vacinas foi baixa. A meta é imunizar cerca de 812 mil crianças até o fim da mobilização.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress