Campanha de vacinação contra o HPV começa em Itaperuna

Fotos: NICES
Fotos: NICES

Já começou em Itaperuna/RJ a campanha de vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano). De acordo com o coordenador do Setor de Imunobiológicos da Secretaria Municipal de Saúde da cidade, Vanilton Miranda, os postos de vacinação já estão funcionando por completo.

“A campanha é direcionada a todas as meninas de 9 a 11 anos, e é de cunho Nacional, sendo realizada nos demais estados. A vacina é do tipo quadrivalente e previne contra quatro tipos de HPV, os vírus 6, 11, 16 e 18, sendo que dois deles (16 e 18) estão mais presentes nas infecções por HPV, que levam ao câncer de colo de útero”, lembra o coordenador.

O HPV é responsável por mais de 70% das notificações de casos de câncer do colo de útero no Brasil. “É o segundo tipo de tumor que mais atinge as mulheres, ficando atrás do câncer de mama. Nas estatísticas do Ministério da Saúde encontramos como a terceira causa de óbito entre as mulheres no Brasil”, diz Vanilton. A Campanha de Vacinação contra o HPV aconteceu no início de março e teve a participação do secretário Municipal de Saúde, Marcelo Poeys.

Em 2015, a oferta da vacina será ampliada para as meninas na faixa etária de 9 a 11 anos de idade. Também estão sendo ofertadas vacinas para meninas de 11 a 13 anos que ainda não receberam a segunda dose de 2014. A vacina quadrivalente já está disponível no Sistema de Saúde de Itaperuna, e o ideal é que todos os responsáveis levem suas filhas aos postos de vacinação, já que a mesma é a forma mais garantida de se prevenir uma doença, prezando pela qualidade de vida no futuro.

Hoje, segundo o Ministério da Saúde, o câncer de colo de útero é a terceira causa de morte entre mulheres no Brasil.

Postos de vacinação contra o HPV em Itaperuna/RJ:

Boa Fortuna
Boa Ventura
Centro de Saúde Dr. Raul Travassos – Sala de Vacinas
Comendador Venâncio
Horto
Raposo
Retiro do Muriaé
São Francisco
São Matheus
Surubí

Horário de Funcionamento – Entre 8h às 16h.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress