Campanha de vacinação contra hepatite B começou nesta segunda-feira (28)

Foto : arquivo São Fidélis Noticias
Foto : arquivo São Fidélis Noticias

Começou  nesta segunda-feira (28), em São Fidélis a campanha de vacinação contra a hepatite B.

O objetivo da campanha é intensificar o combate à doença, considerada silenciosa e que provoca cirrose e câncer do fígado. Até o ano de 2012 a vacina era restrita à pessoas até 29 anos, após esse período o Ministério da saúde ampliou o acesso a vacina para pessoas de até 49 anos.

Nas crianças menores de um ano, o calendário básico de vacinação indica uma dose da vacina contra hepatite B quando nascem, sendo que o esquema vacinal é completado com três doses da vacina pentavalente (aos dois, quatro e seis meses) que além de proteger contra o vírus, previne difteria, tétano, coqueluche e meningite causada pelo Haemophilus.

Para as crianças a partir do primeiro ano de idade e jovens e adultos, a vacinação é feita em três doses, com um intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose, e de seis meses entre a primeira e a terceira dose. Pessoas que tomaram todas as doses não precisam toma-las novamente, a não ser que o mesmo não tenha mais acesso ao cartão de vacinação.

Pessoas dos grupos vulneráveis também devem tomar a vacina, independente da idade: gestantes, manicures e pedicures, profissionais do sexo, militares, profissionais da saúde, caminhoneiros, usuários de drogas, coletores de lixo e tatuadores.

A vacinação será realizada no SUS e nos postos de saúde nos horários de funcionamento, pessoas menores de idade é necessário a presença de um adulto.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress