Campanha de vacinação contra gripe termina nessa sexta-feira

A CSAM_0221ampanha Nacional de Vacinação contra a Gripe termina na próxima sexta-feira (9) em todo o país. As pessoas que devem ser imunizadas são idosos, crianças com idade entre 6 meses e menos de 5 anos, gestantes, mães em puerpério (45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A orientação do Ministério da Saúde é para que pessoas com doenças SAM_0223crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também recebam a dose. Elas devem apresentar a prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle de doenças crônicas no Sistema Único de Saúde devem procurar os postos onde estão registrados para receber a vacina.

Em entrevista com a nossa equipe, a enfermeira responsável pelo posto Estratégia Saúde da Família, Cíntia Lima, contou que o objetivo dessa vacinação envolve a promoção da saúde, visando dar a população uma melhor qualidade de vida.

SAM_0228Segundo ela, o início da campanha nacional foi em 22/04, mas pela tradicional festa do padroeiro, a campanha no município deu início no dia 26 de abril (sábado) e vai até o dia 9 de maio como em todo território nacional. Para aqueles que não obtêm o cartão de vacinação, os postos estão fazendo na hora, para a pessoa ter a sua vacinação documentada.

Em relação a denúncia de que estava faltando material nos postos para vacinação, a enfermeira afirmou que isso aconteceu por uma desorganização.

“O que aconteceu foi que pelo feriado, o funcionamento dos postos foramSAM_0242 deslocados para outro local, e por isso faltou organização para que todos os materiais necessários estivessem no novo local de vacinação; mas que fique claro que no dia que iniciou a campanha, sábado (26), o material estava como deveria, não faltou nada.” Explicou Cíntia.

Para as pessoas acamadas que apresentam dificuldades para irem até os locais de vacinação, a enfermeira Cíntia juntamente com agentes comunitários, estarão iniciando nessa terça-feira (6), a ida as residências das pessoas cadastradas nas listas dos agentes. A ação de vacinação nas casas começarão às 8h da manhã. É previsto que até o final de semana todas as pessoas cadastradas sejam vacinadas.

1620807_569985656448502_344716835854446501_n

No dia que iniciou a campanha contra a gripe, foram disponibilizadas para as pessoas que foram ao posto Saúde da Família, informações sobre prevenção de outras doenças. Sendo entregues preventivos e panfletos informativos, como forma de alerta à outras campanhas importantes para a população.

O posto Estratégia Saúde da Família, fica localizado na rua Theodoro Golveia de Abreu – nº 638,  no bairro São Vicente.

O posto Centro Materno Infantil na rua Frei Vitório – Centro, que estavaSAM_0238 aplicando a vacina contra a gripe desde o dia 26 de abril, transferiu este atendimento para o SUS, na rua do Sacramento – Centro.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress