Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada

Secretaria de Saúde alerta para a baixa procura entre o público-alvo no RJ
Fotos: Divulgação

O Ministério da Saúde decidiu prorrogar a Campanha de Vacinação contra a Influenza até o dia 15 de junho. A Secretaria de Saúde alerta para a baixa procura pela vacina contra a gripe entre o público-alvo da campanha no Estado do Rio. Só 24% das crianças foram imunizadas e entre as gestantes a situação também é preocupante, pois só 35% tomou a vacina.

Entre os idosos, o número é um pouco maior, cerca de 58%. Em todo o estado, a cobertura vacinal está em apenas 47%. A meta é imunizar cerca de 4,5 milhões de pessoas. O público alvo abrange gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, pacientes crônicos, além de profissionais de saúde e indígenas.

“A gripe não é uma doença grave, mas entre os grupos prioritários pode se agravar, sim, e a vacina é uma das melhores formas de evitar que isso aconteça” – ressalta o secretário de Saúde, Sérgio Gama.

As doses imunizam contra os três subtipos de gripe que mais circulam no inverno: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. De janeiro até 22 de maio deste ano, foram notificados 384 casos confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado, sendo nove deles causados pelo vírus H1N1 e 19 provocados pelo vírus H3N2. No mesmo período, foram notificados 39 óbitos por SRAG, sendo 3 por H3N2 e um por H1N1.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress