Cambuci: “Cidade Simpatia” comemora 123 anos nesta quinta

parque de cambuci
Fotos: arquivo SFnotícias

Com um pouco mais de 14 mil habitantes (censo 2010) a “Cidade Simpatia” do Noroeste Fluminense comemora nesta quinta-feira (05), 123 anos.

Com vocação para o turismo, Cambuci possui balneários e cachoeiras que atraem turistas de várias cambucicidades da região. Na paisagem urbana destaca-se a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, com sua torre imponente e suas portas, janelas e vitrais em estilo gótico.

Situado à margem esquerda do Rio Paraíba do Sul, o município de Cambuci ocupa uma área 561,739 km². Apresenta relevo acidentado, terras férteis e clima ameno, estando sua sede a 49 metros acima do nível do mar.

No dia 4 de novembro de 1861, em virtude do progresso verificado no Curato (povoação pastoreada por um vigário) do Senhor Bom Jesus do Monte Verde, o governo lançou o Decreto Estadual nº 1.203, cujo texto assim diz: “O Curato do Bom Jesus do Monte Verde fica elevado a categoria de freguesia – com os limites eclesiásticos que ora tem, excluída a vertente do Rio Paraíba, compreendida entre as fazendas do Francisco Cruz e Prudêncio José da Silva, seguindo pelo Valão do Padre Antônio até a fazenda Joaquim Alves, a qual vertente passará a incorpora-se ao território da freguesia de São José de Leonissa, e a nossa frequência pertencerá ao município de São Fidélis”.

Passado um ano, por deliberação de 21 de março de 1862, foi criado, neste mesmo local, o distrito de paz, cujos limites eram os mesmos da freguesia. No período compreendido entre os anos de 1880 e 1890, tiveram início os primeiros movimentos pela criação do futuro município, com intensa campanha, tendo logrado êxito em virtude da edição do Decreto nº 222, de 6 de maio de 1891, que o denominou de município de “Monte Verde”, com sua sede localizada no Distrito, também chamado Monte Verde. Este mesmo decreto desmembra o distrito de Cambuci, que pertence à comarca de São Fidélis, integrando-o ao recém criado município de “Monte Verde”.

Por força da Lei nº 231, de 13 de dezembro de 1895, transferiu-se a sede do então município de Monte Verde para a atual localidade de Cambuci.

vista cambuci 4

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress