Cambuci, Cardoso e Natividade entre as cidades que registraram os maiores volumes de chuva no estado

Segundo a Climatempo, nesta sexta uma área de baixa pressão atmosférica reforça as áreas de instabilidade e ajuda a deixar as nuvens mais carregadas, com maior potencial para chuva
Foto: SF Notícias

A circulação de ventos em diversos níveis da atmosfera vem mantendo a formação de muitas áreas de instabilidade sobre a Região Sudeste desde o início da semana. Nuvens bastante carregadas estão se formando sobre estado do Rio de Janeiro provocando fortes pancadas de chuva. O interior fluminense vem registrando chuva volumosa. Segundo a Climatempo, o volume de chuva acumulado nas últimas 72 horas já superou os 100 milímetros em vários locais do estado. Isso significa que, em alguns locais, choveu em apenas três dias cerca da metade da média de chuva normal para todo o mês de novembro. Entre as cidades do estado que registraram os maiores volumes de chuva em 72h, segundo dados do Cemaden – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, está Cambuci (92,4 mm), Cardoso Moreira (93,2 mm) e Natividade (109 mm). O mapa abaixo, elaborado pela Climatempo, mostra o total de chuva acumulado entre 21h20 do dia 9 de novembro até 21h20 do dia 12 de novembro.

Ainda de acordo com a Climatempo, todo estado do Rio continua dentro de grandes áreas de instabilidade que estão espalhadas sobre a Região Sudeste. Mas, nesta sexta-feira (13) uma área de baixa pressão atmosférica que está sobre o oceano, próxima ao litoral fluminense, reforça essas áreas de instabilidade e ajuda a deixar as nuvens mais carregadas, com maior potencial para chuva. O portal alerta para risco de chuva moderada a forte pelo interior e também pelo litoral do estado. No fim de semana as áreas de instabilidade devem enfraquecer. Neste sábado elas ainda estarão e a previsão é de um dia com muita nebulosidade e pancadas de chuva a qualquer hora. No domingo, o litoral fluminense terá bastante nebulosidade, mas não há expectativa de chuva. Ainda há condições para pancadas de chuva com raios pelo interior do estado e no Norte Fluminense, principalmente à tarde à noite. Estas pancadas podem ser com raios e com moderada a forte intensidade, mas já não deve acontecer de forma tão generalizada.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress