Calorão está com os dias contados: frente fria deve mudar o tempo na região

Segundo o CPTEC, que também prevê uma mudança de tempo, a partir do dia 05 de fevereiro, a tendência é que ocorram chuvas mais generalizadas em boa parte da Região Sudeste
Foto: SF Notícias

O calorão que tem sido destaque na Região Sudeste do Brasil vai dar uma trégua, segundo a Climatempo. O enfraquecimento da massa de ar quente que predomina sobre a Região está sendo previsto pelos meteorologistas e com isso, uma nova frente fria vai conseguir avançar na próxima sexta-feira (05/02). A frente fria vem acompanhada de uma massa de ar frio de origem polar. Os ventos frios deste ar polar não são fortes, mas de qualquer forma vão trazer um refresco para os estados do Sudeste. O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) a segunda quinzena do mês de janeiro foi marcada por dias mais secos, onde se registrou déficit de chuva em grande parte, devido à atuação de uma alta pressão, que inibe a formação de nuvens significativas.

Ainda segundo o CPTEC, com estes dias sem chuvas, acaba que a temperatura também fica mais elevada, uma vez que não se observa muitas nuvens e chuva na parte da tarde, que de certa forma não deixa que a temperatura suba tanto. “A partir do dia 05 de fevereiro, a tendência é que ocorram chuvas mais generalizadas em boa parte da Região Sudeste do Brasil. No dia 04 uma onda frontal se formará e instabilizará de forma significativa parte do Sul do Brasil e posteriormente, esta onda frontal dará origem a um episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), principal sistema meteorológico causador de chuvas na estação chuvosa do Sudeste. Desta forma, são esperadas chuvas mais generalizadas, com volumes significativos em boa parte da Região” – prevê o CPTEC.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress