A chuva também elevou o nível de córregos que passam pela localidade

‘Cachoeiras’ se formam durante forte chuva na Serra do Itacolomi, em São Fidélis

Choveu forte nos últimos dias na região de divisa entre os municípios de Campos, São Fidélis e Santa Maria Madalena, e na região do Parque Estadual do Desengano, onde nascem os rios Preto e do Colégio, que transbordaram nesta semana. Um vídeo publicado no Facebook (veja abaixo) mostra várias ‘cachoeiras’ que se formaram na Serra do Itacolomi durante uma forte chuva nesta quarta-feira (20/11). A chuva também elevou o nível de córregos que passam pela localidade. Cenas como essa eram comuns anos atrás quando a chuva era mais frequente em nossa região, mas nos últimos anos, o Norte e Noroeste Fluminense têm sido atingidos por uma forte estiagem. (continua após o vídeo) 

Rio do Colégio
O rio de mesmo nome transbordou na última quarta-feira (20). Casas que ficam às margens do leito, no trecho conhecido como “Pardal”, foram inundadas. O nível do rio recuou durante a madrugada de quinta e voltou para sua calha normal. Córregos que desaguam no Rio do Colégio também transbordaram. A estrada de acesso à Bela Joana foi interditada depois que parte dela, na região de Água Fria, desabou (reveja AQUI). (continua após o vídeo)

Rio Preto
O rio que corta a localidade de mesmo nome em Campos também transbordou na última quarta-feira (20). Ao SF Notícias, o coordenador da Defesa Civil de Campos, o Major Edson Pessanha, disse que alguns moradores tiveram prejuízos com perda de móveis e comerciantes com perda de mercadorias. A maior parte dos campos de pastagens foram inundados, mas de acordo com o Major, o nível do rio foi recuando durante toda noite e já voltou para sua calha normal. O Major acredita que o rio tenha subido cerca de seis metros acima do nível normal para a época. Para se ter uma ideia, a água encobriu a trave de um campo de futebol que fica a uns três metros acima do rio.  A força da água carregou parte da RJ-190, rodovia que liga Rio Preto a Itereré na RJ-158 (reveja AQUI). (continua após o vídeo)

Santa Maria Madalena
Outro município que teve danos provocados pelas fortes chuvas na região de divisa foi Madalena. Por lá, a chuva forte elevou os níveis de alguns córregos e rios, que transbordaram. Pontes foram danificadas e estradas obstruídas por deslizamentos. Triunfo, segundo distrito, e Vila do Sossego do Imbé, que é o sexto distrito e também fica no entorno do Parque do Desengano, foram os mais afetados. A localidade amanheceu, na última quarta-feira (20), debaixo d’água. Já em Triunfo, o nível do córrego que corta o distrito e provocou uma enxurrada na RJ-182 (veja o vídeo abaixo). A rodovia faz ligação entre o distrito e municípios da Região Serrana, Conceição de Macabu e a BR-101. De acordo com a Defesa Civil do município, em 48h, o volume precipitado acumulado foi de 272 milímetros de chuva em Triunfo.

Mais do SFn