Brasil aparece em quinto lugar no ranking mundial de mortes no trânsito

Fotos: SF Notícias                                                                 Fonte: O Dia

No mundo, pelo menos 3 mil pessoas morrem diariamente em ocorrências no trânsito, segundo dados das Organizações das Nações Unidas (ONU). No Brasil, o cenário também é preocupante. O país aparece em quinto lugar no ranking mundial de mortes no trânsito. Uma boa parcela deste indicador é resultado de práticas ruins de motoristas e pedestres.

Todos somos motoristas e pedestres. Por isso, coloque-se sempre no lugar do outro e respeite a faixa de pedestre. Quem está caminhando e vai atravessar uma rua nunca deve atravessar fora da faixa ou passarela de pedestre. Quem dirige, deve sempre parar nela e dar preferência para quem atravessa quando não há sinalização.

Ingerir bebida alcoólica e dirigir está entre as grandes causas de acidentes e mortes no trânsito. Por isso, é fundamental que os motoristas não bebam antes ou quando estiverem na direção de um carro. Segundo o Detran-RJ, 70% dos acidentes fatais são causados pelo álcool, com o jovem sendo a maior vítima.

Dirigir é uma tarefa que exige muita atenção do condutor. O alerta também vale para quem lida com quaisquer outros objetos enquanto está na direção. Qualquer tipo de distração pode causar um acidente grave. Usar o celular enquanto dirige é um dos grandes erros fatais que causam mortes no trânsito. Outra distração perigosa é pegar objetos no veículo em movimento.

Para quem usa o GPS do celular, não esqueça de verificar se o aparelho está carregado antes de ligar os motores. Muitas vezes acidentes são causados por um lapso de atenção no momento em que a bateria acaba, quando se vai procurar o cabo para carregar o telefone celular. Um levantamento feito pelo Departamento de Trânsito dos Estados Unidos mostrou que usar o celular e dirigir aumenta em até 400% o risco de acidentes no trânsito — risco maior até do que o de dirigir após consumir bebida alcoólica.

É importante, antes de pegar a estrada, checar o nível de água, óleo, funcionamento dos freios, dos faróis e da suspensão, o estado dos pneus, a parte elétrica (luzes de freios, setas, lanterna, faróis e painel e o nível do tanque de combustível). A questão legal — como documentos do carro e Carteira Nacional de Habilitação — também precisam estar rigorosamente em dia. De extrema importância relembrar: o uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo. Na hipótese de um acidente, o cinto pode ajudar a salvar vidas.

Causa de muitos acidentes, há motoristas que não respeitam os limites de velocidade ou tentam fazer ultrapassagens perigosas. Essas operações podem colocar em risco a própria pessoa e até outras. É melhor ir mais devagar e chegar inteiro do que acelerar e correr riscos.

Baixe agora o aplicativo do SFn no seu celular!https://goo.gl/w4WvaY.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress