Bombeiros realizam 11,3 mil salvamentos na operação verão no Estado

A operação especial conta com efetivo de mais de 1,3 mil guarda-vidas
Fotos: SF Notícias

O Corpo de Bombeiros já realizou 11.300 salvamentos marítimos em todo o estado na Operação Verão, que começou em novembro do ano passado. A operação especial conta com efetivo de mais de 1,3 mil guarda-vidas, atuando em revezamento, em 200 postos de salvamento no Estado do Rio de Janeiro. Os militares reforçam a segurança dos banhistas nas praias com o auxílio de equipamentos como motos aquáticas, lanchas, botes, quadriciclos e aeronaves.

Segundo o comandante do 2º Grupamento Marítimo dos Bombeiros, tenente-coronel Glauco Lorite, o número de banhistas aumenta a cada ano e a prevenção é fundamental neste tipo de acidente.

– Algumas praias possuem uma corrente de retorno que acaba puxando o banhista para o alto mar. E o afogamento geralmente ocorre depois que a pessoa leva o corpo à exaustão, tentando sair da água. É muito importante que a população obedeça a sinalização. Na dúvida, a recomendação é não se expor ao risco, procurando um guarda-vidas antes de entrar na água – explicou o tenente-coronel.

A ação tem contado com quatro drones para reforçar a segurança nas orlas fluminenses. Cada aparelho pesa no máximo 2 quilos e mede entre 50 cm e 60 cm de diâmetro. A Operação Verão de 2017 registrou 23.822 salvamentos marítimos, entre novembro de 2016 e março do ano passado.

Bombeiros recebem treinamento

O Corpo de Bombeiros realizou o curso de Suporte Avançado de Vida em Afogamentos para 30 militares que atuam em atividades de resgate aéreo.

– Nosso plano é capacitar e recapacitar mensalmente os oficiais médicos até o final do ano através de instrução permanente – afirmou o diretor da Diretoria Geral de Saúde (DGS), coronel Roberto Miúra.

A instrução contou com a participação de profissionais da DGS, do Grupamento de Operações Aéreas (GOA), do Grupamento de Socorro de Emergência (GSE) e do Centro de Educação Profissional em Atendimento.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress