Bombeiros do RJ recebem cerca de 72 mil chamados mensais

Deste total, 30% são falsas ocorrências, conhecidas como trotes
Fotos: SF Notícias

Acionado em casos de emergência, como acidentes, incêndios e salvamentos, o serviço 193 recebe, em média, 72 mil chamados todos os meses. Deste total, 30% são falsas ocorrências, conhecidas como trotes. O Corpo de Bombeiros chama a atenção para o percentual, com o objetivo de conscientizar a população sobre o problema.

“É importante que as pessoas tenham responsabilidade e bom senso ao ligar para o 193. Vale lembrar que, ao acionar o serviço, uma equipe será deslocada para a ocorrência e, ao chegar, se descobre que é falsa. Isso quer dizer que a corporação já empregou o recurso e isso pode comprometer outro atendimento, que pode ser real – afirmou o tenente-coronel Alexandre Neves, diretor-geral de Comando e Controle Operacional”.

Os trotes causam prejuízos e a redução de chamados falsos está entre as metas do Governo do Estado. Para isso, é necessário que a população esteja ciente de como é feita a triagem e o deslocamento da equipe de emergência para o local indicado.

continua após a foto

“Quando um de nossos atendentes recebe a ligação, fazem diversas perguntas para que a triagem seja feita. A pessoa precisa ser o mais detalhista possível e fornecer, por exemplo, a localidade da ocorrência com um ponto de referência, se há vítimas e algum telefone de contato. Trabalhamos com o tempo-resposta e quanto mais informações a pessoa passar, mais rápido o atendimento será enviado – destacou o tenente-coronel”.

Só entre os dias 26 e 27 de fevereiro, foram 130 trotes e cerca de 100 ligações pedindo informações. “É preciso entender que ao comunicar uma falsa ocorrência, um caso real deixou de ser atendido e que uma pessoa em situação grave não recebeu socorro”.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress