Bispos das Dioceses de Campos e Nova Friburgo se encontram com o Papa Francisco

O encontro com o Santo Padre acontece em média a cada 5 anos, e no encontro, os bispos apresentam um relatório sobre o estado pastoral das suas Dioceses

Teve início na segunda-feira (03/10), a Visita Ad Limina Apostolorum dos Bispos do Regional Leste 1, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que engloba o estado do Rio de Janeiro. A comitiva é composta pelas Arquidioceses de São Sebastião do Rio Janeiro e Niterói, além das Dioceses de Campos dos Goytacazes, Barra do Piraí – Volta Redonda, Duque de Caxias, Itaguaí, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Petrópolis, Valença e a Administração Apostólica Pessoal de São João Maria Vianney.

De acordo com o Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco, Ferrerìa Paz, durante o encontro com o Papa Francisco, realizado neste primeiro dia, ele deixou claro a liberdade para que cada bispo do regional apresentasse as necessidades. Segundo Dom Roberto, na reunião foi conversado sobre as dificuldades políticas e pastorais no Brasil e também na Itália. Além dos problemas que existem em várias dioceses como as vocações, seminários, a distribuição do clero. “Foi uma reunião privada para que os bispos pudessem abrir o coração ao Papa, tendo ele dado respostas, abordando a proximidade que devemos ter. Como, por exemplo, não esperar a Cúria Romana em resolver tudo, ao contrário deve ter cada vez mais autonomia o Bispo e ver junto a solução também”, afirmou Dom Roberto.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

No encontro, Dom Roberto informou que o Papa induziu a uma maior corresponsabilidade e maior protagonismo do Bispo com a Igreja local e o regional. No decorrer da semana os bispos irão visitar os Dicastérios Romanos, que são os Ministérios da Cúria como a Congregação dos Bispos e para o Clero.

A Visita Ad Limina Apostolorum é estabelecida pelo Código de Direito Canônico, os bispos apresentam nesse encontro um relatório sobre o estado pastoral das suas Dioceses. O encontro com o Santo Padre acontece em média a cada 5 anos, como estabelece os cânones 399 e 400 do Código de Direito Canônico. A Visita Ad Limina Apostolorum (visita aos túmulos dos Apóstolos), aconteceu fora do período de 5 anos devido à pandemia.

“Fiquei impressionado que o Papa Francisco, embora com dificuldade de locomoção, nos deixa ver que ele realmente tem a condução da Igreja, mas sinodal, corresponsável. Ele deixa muito a vontade os bispos e quer exercer essa condução coletiva junto com os bispos. Estar com o Papa e ter rezado a Missa na Capela junto com o túmulo de São Pedro, o primeiro Papa, é uma experiência fantástica e que as palavras que Jesus disse a ele ainda está de pé, somos a Igreja viva”, declarou Dom Roberto Francisco.

O recém criado Cardeal Paulo Cezar Costa, Arcebispo Metropolitano de Brasília (DF), também acompanha a comitiva. Na próxima sexta-feira (07/10), Dom Paulo tomará posse de sua paróquia em Roma, a Basílica de São Basílio e Santo Aleixo em Aventino. Por tradição, os Cardeais são párocos de uma igreja na Cidade Eterna.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress