Biometria obrigatória: Postos e Zonas Eleitorais estarão de plantão no sábado (31)

Na região a biometria é obrigatória em São Fidélis, Cambuci, Cantagalo, Cardoso, Cordeiro, Itaocara, Miracema e outras cidades;
Fotos: SF Notícias

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) divulgou através de suas redes sociais que todos os postos e as zonas eleitorais do estado estarão de plantão no próximo sábado (31/08) para realizar o cadastramento biométrico dos eleitores. A medida é uma oportunidade para quem não pode comparecer ao longo da semana. O ‘Sabadão da Biometria’ será realizado em todos os municípios do RJ, exceto em Búzios, Niterói, São João da Barra, Queimados, Rio das Ostras, São Sebastião do Alto e Trajano de Moraes, onde 100% dos eleitores já fizeram a biometria. Em nossa região, o cadastramento é obrigatório em São Fidélis, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Cantagalo, Santa Maria Madalena, Conceição de Macabu, Porciúncula, Itaocara, São Fidélis, Natividade, Varre e Sai, Italva, Cardoso Moreira, Laje do Muriaé, Miracema, Cordeiro e Macuco.

Quem não realizar o procedimento terá o título cancelado. Além de suspender o direito de votar, o cancelamento impede o eleitor de receber benefícios sociais, como o bolsa família, de obter passaporte, de ser empossado em cargo público ou de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. Também poderá ter dificuldades para obter empréstimos em bancos oficiais e participar de concorrência pública ou administrativa. O eleitor pode verificar AQUI se está dispensado ou não de realizar o cadastramento biométrico, pois algumas biometrias foram importadas do Detran e validadas na urna na eleição presidencial. Já para fazer o agendamento clique AQUI.

Idosos acima de 70 anos, cujo voto é facultativo, também precisam fazer o recadastramento biométrico obrigatório. O mesmo vale para eleitores menores de 18 anos que já possuem título. Após fazer o agendamento no site é só comparecer no cartório eleitoral no dia/hora agendado, portando os seguintes documentos originais (não é necessário levar cópia): título de eleitor; documento oficial de identificação com foto; CPF e comprovante de residência recente.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress