Bandeira amarela: conta de luz ficará mais barata em outubro

Nos últimos dois meses, vigorou a bandeira vermelha patamar 1; Mudança da bandeira vermelha para amarela ocorre pela previsão do aumento das chuvas em outubro
Fotos: SF Notícias

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou nesta sexta-feira (27) que a bandeira tarifária em outubro será amarela, mais barata em relação aos últimos dois meses, que tiveram bandeira vermelha patamar 1. A tarifa sofrerá acréscimo de R$ 1,50 a cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos no próximo mês. Em agosto e setembro o acréscimo foi de R$ 4,00. De acordo com a ANEEL, outubro é um mês de transição entre a estação seca e o início do período úmido nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN).

A previsão hidrológica para o mês sinaliza elevação das vazões afluentes aos principais reservatórios, o que também permitirá reduzir a oferta de energia suprida pelo parque termelétrico. Esse cenário também levou à redução dos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF), mesmo com a perspectiva do preço da energia (PLD) manter-se em patamar estável. O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress