Ausência nas urnas agora pode ser justificada pela internet

Fotos: Arquivo
Requerimento de justificativa também pode ser entregue em qualquer cartório eleitoral. Fotos: Arquivo

O eleitor que não votar e nem justificar no dia das eleições poderá agora enviar a justificativa de ausência nas urnas pela internet, através do site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).

Para justificar através da internet, é preciso estar inscrito em zona eleitoral do estado do Rio de Janeiro e preencher o requerimento de justificativa online, anexando documentos que comprovem o motivo da ausência, como atestado médico, por exemplo.

O prazo para a justificativa é de 60 dias após cada turno da eleição. Dessa forma, o eleitor que faltou no primeiro turno tem até o dia 1º de dezembro para dar entrada no pedido. Para quem não puder votar no segundo turno, o prazo termina em 29 de dezembro.

A justificativa será analisada pelo juiz eleitoral competente, que poderá deferir ou não a solicitação. O eleitor será comunicado da decisão através do e-mail que realizou o cadastrado. Quem preferir, também pode entregar pessoalmente o requerimento de justificativa, em qualquer cartório eleitoral.

Fonte: TRE-RJ

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress