ATIVIDADE FÍSICA X STRESS

402640-O-estresse-emocional-pode-colaborar-com-o-aparecimento-das-aftas.Quem nunca se sentiu estressado que atire a primeira pedra! Nessa rotina caótica que o ser humano está inserido, o stress é uma realidade cada vez mais constante em nossas vidas. Trabalhos extenuantes, estudar cada vez mais para tentar conseguir um emprego, trânsito caótico, violência, globalização, a rapidez com que temos que nos adaptar aos avanços tecnológicos – vivemos em um mundo cada vez mais estressante.

Estes, entre outros, são alguns dos motivos que tornam o stress uma realidade tão presente nos dias de hoje. Originalmente o stress se apresenta no organismo humano como uma reação de defesa. É, antes de mais nada, um recurso necessário para a sobrevivência humana. Todavia, quando presente em excesso, tem efeito negativo. Se, por um lado, ele se torna cada vez mais comum no nosso dia-a-dia, por outro fica claro que a atividade física pode ajudar no seu controle.

Mas, afinal, o que é stress?

Stress é uma reação de nosso corpo que acontece quando precisamos lidar 201204250928220000004681com situações que exigem um grande esforço físico ou emocional para serem superadas. Quanto maior a sua duração ou quanto mais grave ela for, mais estressada a pessoa pode ficar. Frente a situações que nos ponha em risco, nosso corpo libera substâncias (adrenalina, catecolaminas, cortisol etc) que, quando em excesso, desencadeiam uma série de reações em nossos corpos que caracterizam o stress: aumento da freqüência cardíaca, da freqüência respiratória, da circulação nos músculos e da atenção. É um poderoso recurso de nossa espécie, sem o qual talvez e provavelmente hoje não estaríamos aqui.

Como podemos controlar, prevenir ou reduzir o Stress em nossas vidas?

feliDe acordo com pesquisas científicas a atividade física (sem abusos!) é considerada como uma das principais formas de controle e combate do stress. As pesquisas indicam que o exercício físico aeróbico (corrida, caminhada, natação etc), mantido sem interrupção por 30 minutos, é capaz de levar nosso corpo a produzir uma substância chamada beta-endorfina, que dá uma sensação de conforto, prazer, alegria e bem-estar. O exercício físico também ajuda a combater dois problemas bastante atuais da área da saúde mental: a depressão e a ansiedade.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress