As franquias de jogos de maior sucesso

As franquias dos jogos podem valer bilhões de dólares e muitas delas são surpreendentes pois pensamos que um jogo simples não poderia arrecadar tanto mas, isso não é tão verdade

Foto de Karolina Grabowska no Pexels

As franquias dos jogos podem valer bilhões de dólares e muitas delas são surpreendentes pois pensamos que um jogo simples não poderia arrecadar tanto mas, isso não é tão verdade. Cada pessoa tem sua escolha em relação ao tipo de jogo preferido e, mais do que isso, o momento para cada tipo de jogo.

Não é porque uma pessoa gosta de jogos complicados e cheios de desafios e gráficos especiais, que não irá gostar de passar um tempo com jogos mais fáceis, para talvez relaxar um pouco. Ou até mesmo apostar um pouco caso se sinta com sorte, como nos caça-níqueis https://vulkanvegas.com/pt/category/slots

Sabendo disso, a indústria cria e atualiza milhares de jogos todos os anos, e alguns deles são os maiores sucessos do mundo, chegando a valer mais até do que empresas extremamente consolidadas e reconhecidas em todo o mundo. Mas, quais são essas franquias que fazem tanto sucesso?

As maiores franquias de mídia de jogos no mundo

Os videogames mantêm o seu boom desde os anos 80. Isso continuou nas décadas seguintes e alguns jogos lançados em 90 e 2000 ainda fazem parte da lista dos jogos que mais deram lucro ao longo da história. Mas, além de ser um produto, algumas marcas registram valores exorbitantes quando se junta os ganhos reais dos jogos no videogame com ganhos com filmes, séries, jogos para computador e todo o mundo que envolve as mídias.

Alguns jogos foram transformados em filmes e vice-versa, o sucesso de alguns é tão grande que a bilheteria e a arrecadação com os jogos competem, não importando necessariamente onde se começou a fama. Vamos mostrar 5 das maiores franquias de mídia no mundo (mais um extra), e, com certeza, você conhece a maioria pois elas são marcas que hoje possuem um registro muito poderoso.

1. Pokémon

Talvez você esperasse outro nome aqui, certo? Mas o Pokémon é o jogo que mais arrecadou na história! Sim, além de ser a mídia que mais arrecadou, juntando mercadorias, itens como cartas, revistas, etc, é também o jogo de videogame que mais arrecadou. Foram cerca de 93 bilhões de dólares ganhos com a franquia. Incrível!

2. Mario

Mario é um dos personagens mais conhecidos em todo o mundo e também é difícil conhecer alguém que passou pelos anos 80 e 90 sem ter jogado Mario pelo menos uma vez. São vários os jogos criados e com toda essa fama, o personagem conseguiu chegar a marca de mais de 34 bilhões de dólares em ganhos com sua franquia.

Diferente do Pokémon, porém, a maioria dos lucros gerados pela marca Mario foi em venda de jogos e não de mercadorias vendidas ao lado.

3. Call of Duty

A série foi um grande sucesso pois faz com que o usuário se sinta realmente dentro do jogo. A forma de jogar é ser a primeira pessoa e ver como se estivesse no cenário, tudo que acontece exatamente a sua frente. Esse foi o ingrediente que faltava para quem ama videogames, o sentido de pertencer.

Junto com Mario, Call of Duty desafia os jogadores e traz uma ideia de continuidade. São vários jogos da saga que juntos chegaram a render 27 bilhões de dólares, sendo quase que em sua totalidade com vendas diretas dos jogos.

Outro ponto é que Call of Duty entrou no Guinness como o jogo de tiro de primeira pessoa mais vendido no mundo. Hoje são mais de 20 páginas sobre os recordes que acontecem dentro do jogo.

4. Pac-Man

Pac-Man tem uma história um pouco diferente dos jogos acima em relação aos seus ganhos. O jogo é um sucesso até hoje. Simples e empolgante, conseguiu arrecadar sozinho cerca de 15 bilhões de dólares. O jogo é de 1980 e foi um dos pioneiros na ideia de se divertir passando horas e horas na frente de um videogame.

Mas, o que diferenciou o Pac-Man dos outros jogos lançados antes dele foi a esplêndida trilha sonora. A venda com ela rendeu alguns milhões a mais para a franquia e é formada por clássicos que emocionam e divertem ao mesmo tempo.

5. Space Invaders

Space Invaders pode não ser um jogo conhecido por muitos quando se fala do nome mas, quem não lembra da nave na parte inferior da tela atirando nas filas de alienígenas e outras naves para destruí-los? 

Esse é um jogo que foi muito famoso, principalmente para quem jogava Arcade. Hoje, porém, ele está prestes a ser batido em relação aos ganhos por outras franquias como LoL. Space Invaders arrecadou cerca de 13.9 bilhões de dólares e é o jogo mais antigo da lista, criado em 1978.

6. Extra. Wii

Fizemos um extra para aquele que deveria estar na quarta posição. Muitas pessoas vão ficar sem entender o motivo de um console estar na lista de franquias de maiores sucessos, mas vale lembrar que a marca Wii não é só do console em si.

Wii Play, Wii Fit e Wii Sports são franquias extremamente lucrativas que juntas somam 15 bilhões de dólares em ganhos. É comum que os novos usuários do console comprem os produtos da marca para se familiarizar mais com o produto e a receita gerada disso é impressionante.

É possível ver que as franquias de mídias de jogos valem muito mais do que era esperado e conhecido por muitos. Hoje os jogos de videogame possuem por trás um time capacitado de engenheiros, designers e muito mais, para criar uma interface que apaixona os usuários e, pelo visto, está funcionando muito bem. 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress