Artesanato de Campos representa o país em feira na Arábia Saudita

Peças que representam a cultura da cidade foram fabricadas com o bagaço de cana-de-açúcar
Fotos: Divulgação

O artesanato característico de Campos fabricado com o bagaço da cana-de-açúcar pela Associação de Mulheres Empreendedoras (AME) foi o único projeto escolhido como representante do Brasil para ser exposto em uma feira na Arábia Saudita.

As peças ficarão expostas até o dia 20 deste mês. A AME foi criada em 2008, por meio de um evento de empreendedorismo criado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Desde então, o grupo recicla o bagaço da cana e atualmente é acompanhado pela Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP/UENF).

As associadas fazem todo o processo, desde o recolhimento do bagaço na usina até a confecção das peças. “O convite surgiu em janeiro deste ano e ficamos muito felizes com este reconhecimento. Somos a única associação, únicas artesãs brasileiras, que terão peças expostas em uma feira mundial. Mais do que isso, peças estas produzidas com um material genuinamente local, que é o bagaço da cana-de-açúcar. O apoio da prefeitura por meio da Codemca e o Sebrae despertam em nós o desejo de criar cada vez mais e mais de forma sustentável” — afirma a artesã Ivanete Fernandes.

O projeto possui mais de 200 modelos de peças artesanais. Para a exposição na Arábia Saudita foram enviadas principalmente, as que estão relacionadas à cultura do município, como a Sinhá, a Mana Chica, o Boi Pintadinho e outras.

A AME também está desenvolvendo um projeto de extensão pela Proex. O trabalho consiste na construção de telhado verde, placas de revestimento acústico e tampos de mesa. Dessa maneira, segundo Ivanete, a associação terá duas vertentes: continuar seguindo com o artesanato, principalmente, o resgate local e familiar; e o industrianato ingressando na construção civil.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress