Aprovada criação de projeto para recuperar malha ferroviária em Campos, Cantagalo, Miracema e S.Fidélis

Projeto de Lei foi aprovado ontem na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O texto será encaminhado ao governador Luiz Fernando Pezão, que terá 15 dias úteis para decidir pela sanção ou veto
Foto: SF Notícias

A Assembleia Legislativa do Rio aprovou ontem (19/09) a Lei 1.252/12 que determina a criação do Programa de Recuperação da Malha Ferroviária no Estado do Rio. Entre os trechos descritos no projeto está o ramal campista, que liga Campos a São Fidélis e São Fidélis a Miracema.

O trecho ligando São Fidélis e Santo Antônio de Pádua foi aberto em 1880. O trecho ligando Pádua e Miracema foi aberto em 1883. Já o trecho ligando Campos a São Fidélis foi aberto 1891, formando o ramal campista. Também foi incluído no projeto o ramal Saracuruna – Cantagalo.

O objetivo é fomentar o turismo no estado. A ideia é recuperar diversas linhas no estado pelo seu potencial turístico, revitalizando regiões e atraindo novos investimentos. Poderão ser feitas parcerias público-privadas para a recuperação das linhas. A Secretaria de Estado de Transportes deverá fazer um projeto que contenha a análise das linhas, o orçamento para as obras e o cronograma para a implantação. O texto será encaminhado ao governador Luiz Fernando Pezão, que terá 15 dias úteis para decidir pela sanção ou veto.

Veja as linhas

Estão incluídas na proposta as seguintes linhas: ramal Santa Cruz – Mangaratiba; ramal Sumidouro; ramal Maricá – Cabo Frio; ramal Macaé – Campos dos Goytacazes; ramal São João da Barra (EF SESC Grussaí); ramal Campista – Campos dos Goytacazes – Miracema; ramal Saracuruna – Cantagalo; ramal Conrado – Miguel Pereira – Paty do Alferes; ramal Serra de Petrópolis (Magé – Guia de Pacopaíba a Piabetá e Magé – Vila Inhomirim a Petrópolis); ramal Trem Mata Atlântica (Angra dos Reis – Lídice – Barra Mansa); ramal da Fazenda Mato Alto (Guaratiba); ramal Paraíba do Sul – Três Rios – Sapucaia; ramal Barrinha (Barra do Piraí – Japeri). Foram incluídos também os ramais Porto de Mauá (Magé) – Fragoso/Vila Inhomirim e o ramal Barra do Piraí (Central – Ipiabas).

 

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