Uma tromba d’ água que atingiu o município de Itaocara na madrugada deste sábado (10) causou diversos prejuízos aos moradores. Casas foram invadidas pela água por volta das 2h da madrugada. “Foi pânico total, ninguém sabia o que estava acontecendo, achávamos que e era o Rio Paraíba do Sul que estava transbordando. Acordei com os gritos dos meus vizinhos correndo para salvar suas coisas”, disse um morador.
A tromba d’água atingiu a cabeceira do valão Santo Antônio que corta a localidade de Caeté e os bairros Adolvane, Caxias e Centro. Em todas as localidades foram registrados prejuízos.
A cidade amanheceu com um aspecto de destruição. Muita lama pelas ruas, árvores derrubadas, entulhos e móveis destruídos. Um morador publicou numa rede social: “Itaocara Calamidade total.”
A tromba d’água é um fenômeno meteorológico que consiste na formação de grande quantidade de vapor de água, em nuvens espessas que se movem, formando um cone cuja base é voltada para o alto, e quanto atinge cabeceiras de pequenos córregos aumentam o volume de água repentinamente e se forma uma forte correnteza que arrasta tudo que está em sua frente.