São Fidélis, Macaé, Campos e Pádua foram alguns dos municípios que tiveram transtornos; Volume de chuva passou dos 100 mm em algumas cidades

Após transtornos provocados por fortes chuvas, semana será de sol na região

Um sistema de alta pressão atmosférica ganha força sobre o estado do Rio neste início de semana e diminui as condições de chuva, segundo a Climatempo. Após os transtornos provocados pelas fortes chuvas nos últimos dias, os próximos dias devem ser tranquilos em relação aos temporais.

O sol vai aparecer forte e o predomínio do ar seco deixa o céu com poucas nuvens. As temperaturas voltam a subir, passando dos 30°C principalmente pela tarde, mas as manhãs, noites e madrugas devem continuar amenas.

Não deve chover pelo menos até a quinta-feira (23/05), pois ainda segundo a Climatempo, uma nova frente fria está prevista para chegar na sexta, quando deve voltar a chover em algumas áreas do estado. Esta nova frente fria vem trazendo outra massa polar mais forte, que promete derrubar as temperaturas.

Chuva provoca transtornos pela região

A passagem de uma frente fria na última semana mudou o tempo no estado do Rio de Janeiro, causando queda de temperatura e chuva forte em alguns municípios. Na sexta-feira (17) o município de Macaé ficou debaixo d’água (foto à direita). Várias ruas ficaram alagadas e aulas chegaram a ser suspensas. Foram registrados 136,6 milímetros de chuva em 24h na área Central da cidade, e 92 milímetros na Região Serrana de Macaé. (Reveja AQUI).

A chuva também causou estragos em Campos. Durante a tarde de sexta-feira (17) vários pontos de alagamentos foram registrados na área central da cidade e em alguns bairros. Choveu mais de 100 mm em 24h, conforme registrou a estação pluviométrica Arraial, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Na madrugada de sábado, parte do gesso que fica no teto da Catedral do Santíssimo Salvador cedeu. O desabamento provocou danos em um confessionário. (Veja AQUI).

No sábado, a Defesa Civil de Pádua emitiu um alerta para que a população evitasse locais de encostas e áreas de risco. No mesmo dia parte de uma árvore caiu interditando uma rua no bairro Alexis. O solo estava bastante encharcado, pois na última quarta (15) uma forte chuva atingiu o município. Naquele dia houve alagamentos e a água também invadiu algumas casas. No bairro Cidade Nova, uma árvore caiu e atingiu uma casa. (Reveja AQUI).

Já na noite de sábado (18) fortes chuvas provocaram alagamentos em vários pontos de São Fidélis (foto à esquerda). Em algum deles, a água inundou calçadas e chegou a invadir casas e lojas. O pluviômetro do Corpo de Bombeiros registrou 65 milímetros somente naquela noite. Uma equipe foi para a rua evitar que papelões, tábuas de madeira e outros materiais impedissem que a água escoasse pelos bueiros. (Confira AQUI).

Mais do SFn