Após forte chuva, Rio Itabapoana transborda e invade casas

rio-itabapoana
Fotos: leitores

Moradores do município de Bom Jesus do Itabapoana foram pegos de surpresa na madrugada desta segunda-feira (12/12). O rio que corta o município transbordou e invadiu residências. Em entrevista ao SF Notícias, Paulo Rodrigues, coordenador Regional de Defesa Civil do Norte e Noroeste Fluminense, disse que o Rio Itabapoana atingiu a marca de 2,40 metros, sendo que sua cota de transbordo é de 2,10 metros.

O coordenador disse ainda que o transbordo foi provocado pela forte chuva que atingiu a cabeceira do rio. “Choveu muito na cabeceira e, como o Rio Itabapoana é estreito em Bom Jesus, acabou causando o transbordamento”, disse Paulo Rodrigues. Algumas famílias tiveram que sair de suas casas, mas já retornaram. O rio baixou rapidamente. Na última medição feita o rio estava na marca de 1,90 metros, abaixo da cota de transbordo.

As cabeceiras do rio Itabapoana localizam-se na serra do Caparaó. É formado pelo encontro do Rio Preto com o Rio São João, na divisa dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. A partir daí, se estende por aproximadamente 250 km, servindo de limite entre o Espírito Santo e o Rio de Janeiro até desaguar no Oceano Atlântico, próximo à cidade de São Francisco de Itabapoana.

rio

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress