Após enxurradas, Santa Maria Madalena decreta emergência e doações são coletadas

Até a tarde deste sábado (10) uma comunidade ainda estava isolada

Moradores de Santa Maria Madalena e cidades vizinhas estão se mobilizando para coletar doações e ajudar as pessoas que ficaram desalojadas após as enxurradas que atingiram os distritos de Triunfo (2º distrito), Santo Antônio do Imbé (3º distrito) e Osório Bersot (7º distrito). Pelo menos duas enxurradas atingiram localidades de Madalena entre a tarde de quarta (07/11) e madrugada de quinta-feira (08).

continua após o vídeo

Santo Antônio do Imbé foi o mais castigado e, é onde estão a maior parte dos desalojados. Ao todo, o município possui 21 desalojados. Dois deles eram moradores de uma residência que desabou em Triunfo. Ainda no distrito, a RJ-182, que faz ligação entre municípios da Região Serrana, Conceição de Macabu e a BR-101, precisou ser parcialmente interditada após um desmoronamento que levou uma calçada e a grade de proteção. Veja imagens de Triunfo no vídeo abaixo:

continua após o vídeo

Já em Santo Antônio do Imbé, a força da água derrubou muros, destruiu a principal rua da localidade, arrastou carros, invadiu residências e levou muitos pertences dos moradores. Em algumas residências, a água chegou na altura da cintura.

Estradas estaduais e municipais ficaram parcialmente ou totalmente interditadas. A localidade de São Matheus, por exemplo, estava até a tarde deste sábado isolada. Na sexta-feira (09) a prefeitura decretou situação de emergência com base em relatórios apresentados pelo Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil. Veja as imagens de como ficou o distrito.

continua após o vídeo

Doações

Para ajudar aos desalojados, doações estão sendo coletadas pela Defesa Civil, pela Igreja Matriz de Santa Maria Madalena e por moradores. Equipes da Cruz Vermelha de Nova Friburgo estiveram em Madalena ajudando nos trabalhos de resgate. Viaturas da 3ª Unidade Polícia Ambiental do Parque Estadual do Desengano foram usadas para levar doações até os locais de difícil acesso. Para doações, o telefone da Defesa Civil é o (22) 2561-3314.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress