Após denúncia do SF Notícias, site que oferecia bolsas em cursos é retirado do ar

Fotos: Reprodução / arte

Foram retiradas do ar as propagandas que oferecia bolsas de estudos para moradores de São Fidélis e região. Os interessados deveriam fazer um cadastro em um site, que também foi retirado do ar. Antes de ser excluída, a publicação teve mais de 200 compartilhamentos, quase trezentos comentários e milhares de visualizações, o que chamou a atenção de nossa redação que foi averiguar a fundo do que se tratava.

Durante as pesquisas realizadas pela nossa redação descobrimos que tudo era falso. Também falamos com o consultor Gleidson Santos. Ele confirmar as suspeitas levantadas pela nossa equipe ao dizer que o PRONAET que é um programa do Grupo Avançar Mais, localizado em Tatuapé-SP é, que o mesmo, não capta candidatos fora do estado de São Paulo.

Para Edson Ferreira, especialista em segurança na internet, alguns detalhes sempre devem ser observados por internautas antes de fazerem qualquer cadastro ou fornecer informações pessoais.

“A primeira coisa que chamou a atenção foi o link do site www.53.mkitd7.com/w/ae1uewsyeaLuszTBWSxOe09481b01, que é algo totalmente confuso. Outra coisa é a página de cadastro não ser segura ou seja, não usa HTTPS. Também podemos observar que a página não oferecia nenhuma opção de contato como telefone, e-mail ou endereço físico. Só aí já basta para ninguém inserir dados pessoais  na plataforma”, disse Edson.

As suspeitas, não param por aí, na própria publicação no Facebook, alguns detalhes, já podem ser observados.

“A página da empresa tinha seguidores insignificante, pouco mais de 200, e a imagem usada para ilustrar a publicação, é de uma faculdade no Paraná. Se serve de consolo para quem se cadastrou, o formulário não pede informações críticas como endereço ou número de CPF, por exemplo, o que leva a crer que o objetivo do site é captar números telefônicos para a prática de spam. Mas se você caiu nessa, cuidado poderia ter sido pior”, finalizou Edson.

Fez algum registro? Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (22) 99793-8976. Baixe agora o aplicativo do SFn no seu celular! https://goo.gl/w4WvaY.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress