Após 11 dias de operação, um dos macacos da família ‘Bugio’ é capturado em Cordeiro

Fotos: Polícia Ambiental

Após 11 dias de operação para capturar o macaco ‘Bugio’ que vem atacando moradores do bairro Posto Zootécnico em Cordeiro, equipes do Parque Estadual do Desengano, da 5ª Unidade de Polícia Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos e do Corpo de Bombeiros conseguiram capturar um dos membros da família.

Desde o dia 27 as equipes tentam capturar o macaco macho alfa, responsável pelos ataques. Ele ainda não foi capturado. Na manhã de hoje (08/01) as equipes conseguiram capturar um macho. Ainda não se sabe se é o responsável pelos ataques ou o filhote.

Segundo o gestor do Parque Estadual do Desengano, Carlos Dário, os primatas não atacam assim voluntariamente. O animal pode estar revidado por se sentindo ameaçado e para proteger sua cria. Moradores contaram que crianças atiraram pedras e madeiras nos macacos, além de terem usado espelhos para fazerem reflexos nos animais.

Ataques 

Pelo menos cinco pessoas foram atacadas pelo macaco macho alfa. Entre as vítimas estão duas crianças que tiveram ferimentos graves na cabeça. No dia 11, um menino de oito anos ficou gravemente ferido ao ser atacado pelo primata. Ele estava com sua irmã de seis anos e sua mãe fazendo um piquenique no local conhecido como mata do posto. Segundo familiares do menino, o macaco estava em cima de uma árvore, e em questão de segundos, o animal teria descido e mordido o menino. A criança teve ferimentos na cabeça e em uma das mãos, e foi preciso levar cerca de 40 pontos. Reveja a matéria AQUI.

Já no último dia 28, uma menina de cinco anos, que estava brincando na piscina no quintal de sua residência, foi atacada pelo macaco da espécie Bugio. Ela foi socorrida pelos familiares com ferimentos na cabeça e nas mãos. Ela foi levada para o Hospital Antônio Castro.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress