Apicultores da região participam de curso no Parque Estadual do Desengano

Fotos: Divulgação PED
Fotos: Divulgação PED

O Parque Estadual do Desengano (PED) em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), realizou nesta sexta-feira (21/10) o ciclo de Oficinas de Capacitação para Apicultores.

O objetivo do curso foi auxiliar na capacitação técnica da comunidade para o manejo de abelhas silvestres com viés produtivo e sustentável. Ele foi dividido em três etapas. Primeiro foram apresentadas as facilidades e dificuldades de se criar abelhas exóticas e nativas, os custos envolvidos e materiais necessários.

Logo após, os participantes foram orientados quanto à preparação do verniz sanitário e das caixas iscas, além da elaboração dos calendários florísticos e de manejo. E, finalmente, o tema de enfoque foi a própolis e sua produção, incluindo métodos de coleta, materiais, beneficiamento, armazenagem e valor de mercado.

O evento reuniu 40 participantes diversos municípios da região como Santa Maria Madalena, Campos dos Goytacazes, São Fidélis e Macaé. Segundo o Gestor do Parque, Carlos Dário, eventos dessa natureza são importantes não somente pela transmissão do conhecimento e capacitação da comunidade, mas também por representar uma fonte alternativa de renda para os moradores locais.

parque-desengano-apicultores

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress