Aperibé vai respirar cultura! Festival Literário Energia para Ler começa neste sábado

Festival vai passar por Porciúncula, Miracema, S. Antônio de Pádua, Laje do Muriaé, Natividade, Varre-Sai, Italva e São F. de Itabapoana. Alunos da rede municipal de ensino podem se inscrever no concurso “Luzes da Cidade”

Depois de visitar Trajano de Moraes, na Região Serrana do Rio, o Festival Literário Energia para Ler desembarca, a partir deste sábado (20), em Aperibé, no Noroeste do Estado. Até 24 de agosto a cidade vai respirar cultura! O festival vai movimentar a Praça Francisco Blanc, com a participação de artistas locais e personalidades do cenário artístico nacional, como as atrizes Juliana Xavier e Letícia Soares. A abertura oficial acontece no Clube dos 40, com o Simpósio de Educação e Cultura promovendo o debate acerca do empreendedorismo, um dos eixos temáticos do evento.

“Iniciamos a nova temporada do Energia para Ler com tudo e depois dos dias maravilhosos que vivemos em Trajano, agora seguimos para Aperibé. Tenho certeza que os aperibeenses vão viver dias incríveis porque eles terão a oportunidade de estar próximo ao fantástico mundo da cultura, conhecer personalidades no cenário artístico do país e da sua própria cidade”, explica o produtor executivo, Flávio Valadares.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

O tema “Dias que não deixaremos para trás” é o slogan do festival e promete promover momentos inesquecíveis com apresentações de teatro, dança, exposições de artesanato, saraus, lançamentos de livros, shows musicais e uma grande biblioteca com mais de 5 mil títulos literários à venda.

continua após a imagem

São cinco dias de evento com nove horas de programação por dia. Em Aperibé, o evento que leva a bandeira da cultura e do entretenimento para os municípios mais afastados da capital, terá a tradicional Festa Folclórica da cidade com danças e comidas típicas regionais, além da Exposição de Artes Pádua Bastos que acontecerá no Centro de Exposições da Casa da Cultura. O festival fará a distribuição de kits literários para alunos e professores da rede municipal.

“O festival quer dialogar com o fazer cultural da cidade e contribuir para o seu fortalecimento. Será um momento de troca, de diálogo com o objetivo de promover uma grande celebração da cultura e da educação”, garante Flávio.

Os alunos da rede municipal de ensino de Aperibé já podem se inscrever no concurso “Luzes da Cidade” pelo site www.energiaparaler.com.br nas três modalidades: desenho (o livro que mais amei), poesia (eu cuido do meio ambiente) e audiovisual (economia circular: mãos que transformam) e seus três eixos leitura, sustentabilidade e cidadania. Os vencedores dos melhores projetos serão premiados com bicicletas, tablets, livros e celulares.

O Energia para Ler é uma realização da Produtora Motivos Produções com apoio cultural do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e patrocinado pela Empresa Enel. Toda programação está disponível no site do Festival e nas redes sociais da Motivos Produções.

Agenda do festival

Após passar por Trajano de Moraes, o festival chega a Aperibé, mas a cultura vai percorrer outras cidades da região nos próximos dias. O festival vai passar por Porciúncula (31 de agosto a 4 de setembro), Miracema (10 a 14 de setembro), Santo Antônio de Pádua (21 a 25 de setembro), Laje do Muriaé (4 a 8 de outubro), Natividade (15 a 19 de outubro), Varre-Sai (25 a 29 de outubro), Italva (4 a 8 de novembro) e São Francisco de Itabapoana (de 27 de novembro a 1 de dezembro).

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress