Aperibé, Cambuci, Cordeiro, Itaocara e Madalena terão escolas em tempo integral profissionalizantes

Também foram selecionadas escolas de Bom Jardim, Cantagalo, Duas Barras, Nova Friburgo, Italva, Trajano de Moraes, São José de Ubá e Varre-Sai
Fotos: SF Notícias

O governador Luiz Fernando Pezão e o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, anunciaram, nesta segunda-feira (22/10), as novas Escolas em Tempo Integral que oferecerão Ensino Médio Profissionalizante de Técnico de Administração com ênfase em Empreendedorismo. No total, serão 61 novas unidades que já terão matrículas abertas, a partir do dia 31 outubro, no site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br). Os alunos que concluírem os estudos nessas escolas terão registro profissional do Conselho Regional de Administração (CRA).

Com essas novas unidades, o estado Rio de Janeiro alcançará a marca de 241 escolas em tempo integral profissionalizantes funcionando em 88 dos 92 municípios. O total é equivalente a cerca de 26% das unidades de Ensino Médio da rede pública estadual.

– Sempre acreditei neste modelo de escolas em tempo integral, pois o caminho para transformação e formação da cidadania passa pela educação. É importante destacar que, nos últimos quatro anos, teremos implantado mais escolas em tempo integral profissionalizantes, 105% a mais do que o acumulado (117 escolas) deste modelo em toda história do Rio de Janeiro – afirmou o governador Pezão.

O secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, frisou que, em muitos casos, estão sendo aproveitadas estruturas do passado, que estavam subutilizadas, como dezenas de CIEPs (‘Brizolões’).

– Das 61 novas escolas nessa modalidade, 26 serão ‘Brizolões’ (CIEPs). Com isso, além do ganho pedagógico e de desenvolvimento dos alunos, o projeto também se torna uma ação de resgate desses patrimônios que estavam subutilizados – destacou.

Durante a reunião, o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Wagner Siqueira, e o presidente do Conselho Regional de Administração (CRA), Leocir Dal Pai, entregaram a Resolução que enquadra as novas escolas dentro da legislação dos Conselhos de Classe em Administração, o que possibilitará que os alunos que concluírem os estudos recebam certificação equivalente ao Curso Técnico em Administração e registro profissional no Conselho Regional de Administração (CRA).

Os jovens egressos dessas unidades exercerão atividades administrativas relacionadas ao Empreendedorismo e receberão Carteira de Identidade Profissional na Cor Verde, na qual constará o título profissional de Técnico em Administração.

Vale lembrar que no primeira listagem divulgada pelo estado, escolas de Campos, Cardoso Moreira, São Fidélis, Macaé, Miracema, Itaperuna e São Sebastião do Alto tinham sido contempladas. Segue abaixo a listagem das novas unidades escolares que oferecerão Ensino Médio Técnico de Administração com ênfase em Empreendedorismo em nossa área de cobertura:

REGIÃO SERRANA

Bom Jardim

Ciep 322 – Mozart Cunha Guimarães

Cantagalo

Colégio Estadual Maria Zulmira Torres

Cordeiro

Ciep 145 – Doutor Oswaldo Cruz

Duas Barras

Colégio Estadual Almirante Protógenes

Nova Friburgo

Colégio Estadual Doutor Galdino do Valle Filho

Santa Maria Madalena

Colégio Estadual Barão de Santa Maria Madalena

Trajano de Moraes

Ciep 279 – Professora Guiomar Gonçalves Neves

REGIÃO NORTE

Campos dos Goytacazes

Colégio Estadual Doutor Félix Miranda

Colégio Estadual José do Patrocínio

Colégio Estadual José Francisco Sales

REGIÃO NOROESTE

Aperibé

Ciep 419 – Benigno Bairral (CIEP)

Bom Jesus do Itabapoana

Colégio Estadual Euclides Feliciano Tardin

Cambuci

Ciep 276 – Ernesto Paiva

Italva

Ciep 141 – Vereador Said Tanus José

Itaocara

Ciep 275 – Lenine Cortes Falante

Laje do Muriaé

Ciep 343 – Professora Emília Diniz Ligiero

Natividade

Ciep 468 – Olga Thurler Mendonça da Fonseca

São José de Ubá

Colégio Estadual Maria Leny Vieira Ferreira Silva

Varre-Sai

Ciep Doutor Miguel Couto Filho

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress