Aos 59 anos, engenheiro vítima de infarto é salvo pela equipe do “SOS Coração”

Programa busca garantir atendimento de qualidade a vítimas de infarto em São Fidélis, Campos e São João da Barra; cerca de 74 vidas já foram salvas pelo programa.

“Um atendimento de excelência. Todos os profissionais envolvidos no SOS Coração estão de parabéns”, disse a enfermeira Helken Roberta Serafim, de 45 anos, esposa do engenheiro de obras, Anderson Coelho Machado, de 59 anos.

No dia 02 de junho ele sofreu um Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), e teve a vida salva pela equipe do “SOS Coração: Nossa missão é cuidar das pessoas”. O projeto foi lançado em 28 de fevereiro deste ano por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Campos e o Governo do Estado.

Siga o SF Notícias no Instagram através do @sfnoticias

Anderson foi o primeiro paciente atendido pelo projeto no mês de junho. Desde o lançamento até o dia 07 de junho, 74 pacientes vítimas de IAM em Campos e região tiveram a vida salva. No dia 28 de maio, durante a 9ª Conferência Estadual de Saúde, realizada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Campos recebeu uma Moção de Aplausos pelo SOS Coração.

O secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, enfatizou que Campos é a única cidade do Estado do Rio que possui um serviço como esse implantado. “É um ganho tremendo para a população, pois o SOS Coração é totalmente custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse.

Segundo a enfermeira, Anderson começou a passar mal enquanto trabalhava. “Ele me ligou dizendo que estava sentindo uma queimação no peito e fraqueza nas pernas. Fomos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde foi constatado que havia sofrido um infarto”, contou Helken, ressaltando ter ficado impressionada com a agilidade no diagnóstico e o tratamento recebido pelo esposo desde a chegada à UPA até a desobstrução da artéria afetada na sala de hemodinâmica da Santa Casa de Misericórdia.

Os cardiologistas intervencionistas que atenderam Anderson, de acordo com a enfermeira, disseram que a lesão foi grave, tendo, inclusive, que colocar um stent. “Graças a Deus, ele saiu lúcido do procedimento, sem nenhuma intercorrência”, afirmou ela. Anderson teve alta hospitalar no último dia 05.

Além da Santa Casa, o Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA) é outro hospital de referência para a realização do cateterismo, — exame para identificar obstruções nos vasos sanguíneos que irrigam o coração —, e da angioplastia coronariana primária, após a confirmação do infarto.

Para a regulação em um dos dois hospitais, aos primeiros sinais de infarto, a pessoa deverá buscar atendimento no Hospital Ferreira Machado (HFM), Hospital Geral de Guarus (HGG), Hospital São José (HSJ), Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) 24h, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Campos e de São João da Barra (SJB), Santa Casa de Misericórdia de SJB e Hospital Armando Vidal, em São Fidélis.

Se o IAM for confirmado, por meio de um eletrocardiograma feito na própria unidade, o paciente é transferido para a Santa Casa ou Álvaro Alvim para os devidos procedimentos e tratamentos. Em média, todo esse processo, incluindo o cateterismo e a angioplastia, tem sido realizado em 1h, não podendo ultrapassar duas horas. Entre os principais sintomas do IAM estão: dor no peito (aperto ou queimação), dor na mandíbula, braço, punho ou costas, formigamento no braço esquerdo, fadiga e palidez, suor, náuseas, vômito e tontura.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress