Antigo reservatório de água será reativado em Aperibé

Atualmente a cidade conta com reservatório com capacidade de armazenar 600 mil litros de água tratada. Com a obra, a Águas do Rio vai operar o sistema com 1.600.000 litros de água tratada

Seguindo na contramão do ditado popular que diz “se melhorar estraga’, em Aperibé, uma obra de melhoria e revitalização de um antigo e desativado reservatório de água tratada prova o contrário, como diz Regina de Souza, que mora há mais de 20 anos no município da Região Noroeste.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

“Com certeza ficará melhor. Há alguns anos nós sofríamos com falta de abastecimento aqui. Pedíamos ajuda, e não éramos atendidos. Desde o fim do ano passado as coisas mudaram muito porque a água chega sempre e com qualidade! Não temos mais problemas com falta d’água em Aperibé, mas só de saber que vai aumentar a quantidade de água armazenada pra gente, isso nos deixa mais tranquilos sobre o abastecimento para os moradores”, diz a recepcionista, que também ocupa papel importante como líder comunitária do bairro Fagundes.

Atualmente a cidade conta com um reservatório com capacidade de armazenar 600 mil litros de água tratada. Com a obra, que está sendo realizada na unidade, a Águas do Rio vai operar o sistema com 1.600.000 litros de água tratada armazenada, ou seja, mais que o dobro da quantidade atual, para abastecer 12.400 moradores, aproximadamente. A notícia deixou o morador Thiago Faustino contente, já que, segundo ele, a cidade está em constante expansão.

“Eu tenho conhecimento sobre o sistema de abastecimento da cidade, sabia da existência desse reservatório. É muito bom saber que a Águas do Rio vai reativar essa estrutura e com isso vai aumentar a quantidade de água na nossa cidade, porque Aperibé está com novos loteamentos; a cidade está crescendo muito e fico aliviado por saber que a empresa está acompanhando esse desenvolvimento. O contato que temos direto com a empresa também é um diferencial que nunca tivemos. Estão de parabéns”, avalia Thiago Lacoste Faustino, presidente da Associação de Moradores do bairro Ferreira da Luz.

Outras melhorias

Desde o início das operações do sistema de água, em novembro do ano passado, a Águas do Rio já realizou diversas intervenções para aprimorar o fornecimento. Entre as principais estão o aumento da vazão na Estação de Tratamento de Água (ETA) de 28 para 40 litros de água por segundo, e uma obra de extensão de 80 metros de rede de água tratada na Rodovia RJ-116, beneficiando moradores do bairro Cidade Nova.

Outra melhoria foi a automatização das unidades do sistema de abastecimento a partir da instalação de painéis eletrônicos com sensores que monitoram as estruturas em tempo real, durante 24h por dia. O controle da pressão nas tubulações e do desempenho do sistema de bombeamento é feito no Centro de Operações Integradas da concessionária, instalado no centro da capital.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress