Antecipação de segunda dose da vacina tem objetivo de conter avanço de variante da Covid-19, diz Cláudio Castro

Não há perda de eficácia quando a aplicação for dentro do período entre 8 e 12 semanas, disse o secretário de estado de Saúde, Alexandre Chieppe

O governador Cláudio Castro afirmou, nesta terça-feira (13/07), que a decisão do Governo do Estado em autorizar todos os municípios fluminenses a anteciparem de 12 para oito semanas a aplicação da segunda dose da vacina Astrazeneca contra Covid-19 foi tomada em conjunto com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems). Segundo Castro, foram levados em consideração aspectos como a quantidade de doses que as cidades já têm em estoque para completar o esquema vacinal da população e a entrada de novas variantes da Covid-19 no estado.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

“Essa não é uma decisão monocrática do Estado e sim, pactuada com o Conselho de Secretarias Municipais. Há uma preocupação com armazenamento pelos municípios para não haver perda de doses. Não há nenhum prejuízo nessa antecipação. Nosso objetivo é que tenhamos pessoas imunizadas mais rápido para evitar a infecção pela Covid-19 entre as duas doses. Por causa das novas variantes, a decisão foi bem pensada e debatida”, disse o governador Cláudio Castro.

A medida – que visa acelerar ainda mais o esquema vacinal e está prevista na bula da vacina – será publicada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), nesta terça-feira (13). A deliberação reduz o intervalo de aplicação entre as doses da vacina Astrazeneca, e tem o apoio de um grupo de especialistas que assessoram a secretaria. Os médicos infectologistas Roberto Medronho, Alberto Chebabo e Celso Ramos, além do virologista Amilcar Tanuri, estão entre os pesquisadores que apoiam a ação.

“Não há perda de eficácia quando a aplicação for dentro do período entre 8 e 12 semanas. Nossa preocupação é que as doses estão paradas nos municípios e poderiam ser perdidas. E, além disso, dentro de um cenário, temos a entrada da variante Delta. Os estudos no Reino Unido apontam que, somente com a aplicação da segunda dose, é possível bloquear a possibilidade de transmissão das variantes. Temos a expectativa de que, com a redução do intervalo entre as doses, caia também o número de pessoas que não está voltando para a segunda aplicação. Todas as decisões estão sendo pactuadas com o Conselho de Secretarias Municipais, assim como foi feito no calendário unificado”, ressaltou o secretário de estado de Saúde, Alexandre Chieppe. Para Chieppe, os municípios têm autonomia para já agendar a aplicação da segunda dose.

Importância da segunda dose
O Governo do Estado reforça a importância de que as pessoas voltem aos locais de vacinação para a aplicação da segunda dose. Somente com o esquema vacinal completo, a população estará efetivamente imunizada. Cláudio Castro ressaltou que, quanto mais pessoas estiverem imunizadas, a tendência é que tenhamos menos mortes e menor ocorrência de casos graves da doença. Além disso, é a vacinação em massa que vai permitir o retorno de todas as atividades no estado. O governador fez um apelo para que as pessoas não escolham vacinas pelo fabricante.

“Vacina é a esperança. Não façam escolha pela vacina X ou Y. Tomem também a segunda dose. A retomada depende disso. Você, que tomou a dose 1, volte para a dose 2 dentro do tempo determinado por cada imunizante e pela prefeitura”, alertou o governador.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress