Aneel aprova reajuste e conta de luz fica mais cara a partir desta quarta para clientes da Enel no Estado do Rio

Para os consumidores conectados em baixa tensão, caso dos residenciais, reajuste será de 6,01%. Novos índices tarifários entram em vigor nesta quarta-feira (15).

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira (14/3) a Revisão Tarifária Periódica da Enel RJ, concessionária que atende 2,7 milhões de unidades consumidoras em 66 municípios do estado do Rio de Janeiro. As tarifas da concessionária, que entram em vigor a partir desta quarta-feira (15/3). Para consumidores de baixa tensão, em sua maioria clientes residenciais, a alta foi, em média, de 6,18%.

  • – 4,91% para consumidores conectados em alta tensão, como as grandes empresas
  • + 6,18% para consumidores conectados em baixa tensão, como os pequenos negócios, exceto os consumidores residenciais
  • + 6,01% para consumidores residenciais

Segundo Aneel, os custos com compra de energia e com a atividade de distribuição de energia foram os itens que mais impactaram a proposta apresentada. O reposicionamento tarifário, elaborado no momento da Revisão Tarifária Periódica, consiste na redefinição das tarifas em nível compatível com a cobertura dos custos operacionais eficientes e com a remuneração dos investimentos prudentes realizados pela concessionária e reconhecidos pela Agência.

Siga o SF Notícias no Instagram através do 👉 @sfnoticias

De acordo com a Enel, na revisão tarifaria deste ano, as tarifas foram impactadas, entre outros fatores, pelo aumento dos custos com transporte de energia (+1,99%), que não são controlados pela Enel. Por outro lado, após medidas implementadas pelo regulador e pela distribuidora, itens como a queda na tarifa de Itaipu (-2,01%), a devolução para os consumidores de valores envolvidos na venda da Eletrobras (-2,46%) e a utilização de créditos de PIS/COFINS (-5,74%) contribuíram para reduzir o índice final definido pela Aneel.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress