Anatel antecipa sistema de bloqueio de celulares para o Estado do RJ

Projeto tem o objetivo de coibir o uso de telefones móveis não certificados, adulterados, clonados ou outras formas de fraudes

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu antecipar, no Estado do Rio de Janeiro, a implantação  de um novo sistema de bloqueio de novos celulares irregulares. As mensagens avisando o bloqueio dos celulares que estiverem irregulares começarão a ser enviadas no dia 23 de setembro de 2018.

O bloqueio dos aparelhos começará em 8 de dezembro. A antecipação da implantação do sistema no estado foi aprovada pelo Conselho Diretor da Anatel, atendendo solicitação do Gabinete de Intervenção Federal no Estado do Rio de Janeiro.

A implantação do bloqueio de novos terminais móveis irregulares, denominada Projeto Siga, não afetará terminais exclusivos de dados porque não é possível encaminhar mensagens informativas a esses aparelhos. O projeto tem o objetivo de coibir o uso de telefones móveis não certificados, com IMEI (International Mobile Equipment Identity) adulterado, clonado ou outras formas de fraude.

IMEI

A Anatel criou o hotsite Celular Legal onde o consumidor pode consultar a situação do aparelho pelo IMEI, um número de identificação global único para cada celular. Para saber o IMEI do celular basta discar *#06# no aparelho.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress