Ameaçado de extinção, sagui-da-serra-escuro é visto no Parque Estadual dos Três Picos, em Friburgo

Ele foi avistado a 1.400 metros de altitude, por uma armadilha fotográfica. É a primeira vez que essa espécie é vista em uma altitude tão elevada

Um sagui-da-serra-escuro, animal ameaçado de extinção, foi visto em um ponto a 1.400 metros de altitude, do Parque Estadual dos Três Picos, unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), na área que abrange Nova Friburgo. Esta é a primeira vez que um animal dessa espécie é visto a uma altitude tão elevada.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

O registro foi feito no dia 17 de agosto por uma armadilha fotográfica instalada em uma trilha da unidade de conservação. Um vídeo foi publicado pelo perfil do Parque Estadual dos Três Picos. Para o coordenador do núcleo Três Picos, em Nova Friburgo, Rominique Schimidt, o avistamento dos saguis mostra como o ambiente do parque está propício para o abrigo de animais como esse primata.

O monitoramento de animais silvestres por meio de câmera ativada à distância é fruto de uma parceria entre o Inea e o Projeto Aventura Animal. O objetivo é monitorar a fauna do Parque Estadual dos Três Picos para fins de pesquisa e ações de educação ambiental. São 20 câmeras camufladas instaladas em várias trilhas da unidade de conservação em Nova Friburgo. Segundo o ambientalista Juran Santos, apesar de somente um animal ter sido flagrado pela câmera, é provável que houvesse mais dois ou três saguis no local.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress