Alunos do IFF Campus Avançado Cambuci são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Agropecuária

Orientados pelo professor Marcelo Morais Silva, os alunos Roger da Silva Carlos, Filipe Fonseca Granja Barros e Philipe Barcelos Nunes da Mota participaram do evento no IFES Campus Alegre

Três estudantes do Instituto Federal Fluminense Campus Avançado Cambuci, no Noroeste Fluminense, se destacaram durante a fase de equipes da 10ª edição das Olimpíadas Brasileiras de Agropecuária e trouxeram orgulhosamente para casa medalhas de prata da competição. Orientados pelo professor Marcelo Morais Silva, os alunos Roger da Silva Carlos, Filipe Fonseca Granja Barros e Philipe Barcelos Nunes da Mota participaram do evento, no início do mês, no IFES Campus Alegre.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

A competição incluiu cinco provas práticas ligadas à agropecuária: inseminação artificial, regulagem de máquinas agrícolas, recomendação de fertilizantes, levantamento topográfico e confecção de uma calda bordalesa, além de uma prova teórica com questões objetivas e discursivas. Participaram do evento equipes de 38 Institutos Federais do Brasil, além de outras instituições ligados ao ensino técnico em Agropecuária.

“Essa medalha representa muito para nosso campus, que, apesar de novo e com ainda pouca infraestrutura, conseguimos competir de frente com campi muito tradicionais, indicando que estamos no caminho certo no ensino técnico de qualidade”, avalia o orientador da equipe, professor Marcelo Morais. Ele relata ainda que a dedicação da equipe foi fundamental para o sucesso alcançado. “Nós chegávamos no hotel e antes de descansar sempre estudávamos os roteiros das provas e traçávamos estratégias que poderíamos usar nas aulas práticas do dia seguinte, de forma a otimizar o tempo para cumprir com sucesso as provas”, conta.

continua após a imagem

Para os estudantes, participar da Obap foi uma experiência única. “Foi muito além de uma competição. Foi um lugar para testarmos nossos conhecimentos, conhecermos pessoas de outras regiões e culturas, adquirirmos novos conhecimentos. A Obap foi uma prova que, se pudesse, eu faria muitas outras vezes”, avaliou o estudante Roger da Silva Carlos. “Foi enriquecedora em diversos sentidos”, acrescentou o aluno Philipe Barcelos.

Organizada pelo IF Sul de Minas, a Obap é uma competição científica nacional destinada aos alunos do Curso Técnico em Agropecuária e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais. O objetivo da competição é estimular o ingresso de jovens do ensino médio técnico integrado, concomitante e técnico subsequente em carreiras técnico-científicas, incentivando a participação em atividades de iniciação científica e a produção de tecnologia, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre eles, retornando assim, para a sociedade brasileira, benefícios originados da melhoria no ensino público de nível médio e técnico ligados à agropecuária.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress