Alunos de Porciúncula realizam a primeira colheita dos alimentos cultivados em horta na escola

Trabalham na horta desde fevereiro cerca de 52 alunos do Curso Normal e outros 76 do Ensino Médio e os alimentos produzidos serão consumidos pelos próprios estudantes nas refeições preparadas pela escola

Estudantes do Instituto de Educação Eliana Duarte da Silva Breijão, em Porciúncula, no Noroeste Fluminense, realizaram a primeira colheita da horta recém-inaugurada na unidade. Os estudantes tiveram participação direta em todo o processo de crescimento dos alimentos, desde a plantação das sementes em fevereiro deste ano, até o encerramento do ciclo.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

De acordo com a diretora da escola, Máriam Coutinho, diversos itens foram cultivados, como cenoura, berinjela, beterraba, batata doce, abóbora, couve, alface, chicória, taioba, jiló, quiabo, alho, temperos, entre outros. “Estamos aproveitando cada pedacinho do espaço e os alunos estão reaproveitando o lixo orgânico na compostagem”, disse. A direção reforçou também que, além da horta, alunos da 3ª série do Curso Normal (Formação de Professores) foram orientados pelos funcionários da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro – EMATER, sobre como fazer compostagem, parte essencial para uma boa plantação.

Trabalham na horta desde fevereiro cerca de 52 alunos do Curso Normal e outros 76 do Ensino Médio e os alimentos produzidos serão consumidos pelos próprios estudantes nas refeições preparadas pela escola, complementando assim a merenda escolar. “É um privilégio cultivar a horta em nosso Instituto! Temos a oportunidade de cuidar de cada fase do processo e temos a certeza que estamos colhendo alimentos sem nenhum agrotóxico”, contou Karen Muniz (17), aluna da 3ª série do Curso Normal.

O IE Eliana Duarte da Silva Breijão foi inaugurado em dezembro de 1998 e tem entre suas atribuições a Formação de Professores, que agora passa a formar turmas com mais consciência ambiental e orientadas para a preservação do meio ambiente, seja por meio da plantação ou do cuidado.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress