Aluno de Itaocara impulsiona negócio próprio com projeto de empreendedorismo implementado na escola

O projeto Trilha Empreendedora tem ajudado milhares de estudantes da rede estadual de ensino no combate à evasão escolar e em um ingresso mais consolidado no mercado de trabalho.

Imagem: divulgação

O projeto Trilha Empreendedora – implementado na rede estadual de ensino e realizado pela ONG JA Rio de Janeiro – tem ajudado milhares de adolescentes e jovens na organização de seu negócio e de suas finanças. É o caso do estudante do 1º ano do Ensino Médio Carlos Eduardo Senra Braga Sanches, de 18 anos, do Colégio Estadual Jaime Queiroz de Souza, localizado em Portela, distrito de Itaocara, no Noroeste Fluminense.

A iniciativa, que promove o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais por meio da metodologia “aprender fazendo”, o ajudou na organização de seu empreendimento e planejamento financeiro. Ainda muito novo, Carlos começou a empreender. Autônomo, faz consertos mecânicos em motos e máquinas de amigos e vizinhos da região, e os recursos provenientes desse negócio são fundamentais para a composição do orçamento familiar.

Siga o SF Notícias no Instagram @sfnoticias

“Trabalho desde os meus 13 anos. Desde novinho, sempre gostei de mexer, arrumar minhas bicicletas. Assim, ao longo do tempo, meu pai me deu uma moto velhinha, que sempre precisava ser reparada. Fui aprendendo, até que comecei a pegar umas “motinhas” de amigos para consertar e, assim, apareceram mais e mais motos. E o projeto Trilha Empreendedora, da JA Rio de Janeiro, me ajudou a começar a regular tudo o que ganhava, o que eu tinha, pois costumava gastar tudo e não sobrava nada. Agora, faço tudo diferente, organizando minhas finanças”, comemora o estudante.

No projeto Trilha Empreendedora, que tem ajudado milhares de estudantes da rede estadual de educação do Rio de Janeiro no combate à evasão escolar e em um ingresso mais consolidado no mercado de trabalho, os alunos recebem mentoria para elaborar um currículo, fazem simulação de entrevistas de emprego, refletindo sobre o futuro do trabalho e aprendendo sobre economia pessoal e opções de investimento. A iniciativa apresenta dados potentes de impacto: de 2017 a 2023, já proporcionou mais de 15 mil experiências educacionais a adolescentes e jovens, em 36 municípios fluminenses

O caminho empreendedor trilhado por Carlos Eduardo, abrindo seu próprio negócio, pode ser uma alternativa feita em conjunto com o ingresso no Ensino Superior, transição que ajuda na ascensão socioeconômica de inúmeros jovens país afora. Ele destaca um desejo breve: ingressar no curso de Engenharia, além de ter uma meta: estudar bastante e sempre. “Participar do Trilha Empreendedora vale muito a pena, o aprendizado é enorme. Pretendo fazer faculdade de Engenharia Mecânica e, nos próximos cinco anos, minha trajetória profissional terá uma trilha prioritária: estudar bastante e correr atrás dos meus objetivos”, disse o estudante

📱Receba as notícias da sua cidade e região no seu WhatsApp. É muito fácil!
Basta seguir o canal do SF Notícias no WhatsApp clicando AQUI. Ao clicar no link, você será direcionado a uma página do WhatsApp, onde vai encontrar a opção de “Acessar o canal”. Depois, já dentro do canal no WhatsApp, bastará clicar em “Seguir”.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress