Alívio no bolso! Abril terá bandeira tarifária verde, sem cobrança extra na conta de luz

Reservatórios cheios melhoram as condições de geração das usinas hidrelétricas, que possuem um custo mais baixo.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou que abril seguirá com bandeira tarifária verde, ou seja, sem cobrança extra na conta de luz. Segundo a Agência, no momento há condições favoráveis para a geração de energia no país.

A bandeira verde, válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), reflete a melhoria dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, beneficiados com o período de chuvas. O SIN é a malha de linhas de transmissão de energia elétrica que conecta as usinas aos consumidores. A ANEEL atualiza constantemente suas projeções de acionamento das bandeiras tarifárias e, com os dados até aqui realizados, se considera bastante provável o acionamento da bandeira verde para todo o ano de 2023.

Siga o SF Notícias no Instagram através do 👉 @sfnoticias

A oferta abundante de recursos de origem hidráulica tem proporcionado condições favoráveis para a produção de energia no país. Em 28 março de 2023, o SIN atingiu o nível de 85,1% de armazenamento e os principais reservatórios do país ainda apresentam tendência de elevação, diante da manutenção do aporte de energia hidráulica em patamares igualmente elevados.

A previsão é de que o período úmido se encerre com alto grau de armazenamento nas hidrelétricas (patamares próximos a 90%). Essa condição traz uma perspectiva otimista para a composição da oferta de energia também durante o período seco. O mecanismo das bandeiras tarifárias, criado em 2015, tem o objetivo de propiciar transparência ao custo real da energia.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress