Alerta para risco de chuva e ventos intensos com risco de alagamentos em cidades da região nas próximas horas

Segundo o Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, região pode registrar altos acumulados de chuva. Defesa Civil enviou alerta via SMS para os moradores

Uma frente fria avança pela costa da Região Sudeste do Brasil no decorrer desta terça-feira devendo alcançar o Espírito Santo até a noite. A passagem desta frente fria vai estimular o aumento de áreas de instabilidade sobre a Região Sudeste aumentando as condições para chuva, segundo a Climatempo.

Siga o SF Notícias no Instagram através do 👉 @sfnoticias

Nesta terça-feira (13) a chuva deve ser mais frequente e generalizada no estado do Rio, acumulando grandes volumes. Também há previsão de intensa atividade elétrica atmosférica e de rajadas de vento que podem chegar a 70km/h. A Climatempo alerta para o risco de alagamentos e transbordamentos de rios e córregos, deslizamentos de terra e queda de galhos/árvores no estado do Rio.

O Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, o Cemaden-RJ, publicou um aviso meteorológico alertando para previsão de pancadas de chuva moderada a muito forte a partir de hoje (13) até a madrugada de amanhã (14).  Segundo o aviso, ocorrerão altos acumulados de chuva, principalmente nas regiões Serrana, Norte e Noroeste Fluminense. Ainda segundo o aviso, os ventos estarão de moderados a fortes.

A Defesa Civil enviou uma mensagem de texto via SMS para moradores da região alertando para pancadas de chuva moderada a forte a partir da tarde desta terça (13). A mensagem pede para que em caso de emergência, o morador acione a Defesa Civil pelo 199. Para receber o alerta via SMS o morador precisa se cadastrar. O serviço é gratuito. Basta enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 40199, informando o CEP da área de interesse. Uma mesma pessoa pode cadastrar quantos CEPs quiser, mas é necessário enviar um de cada vez.

Já o Instituto Nacional de Meteorologia publicou um alerta com grau de severidade de perigo para chuvas intensas em cidades da nossa região nas próximas horas. O alerta é válido até a manhã desta quarta. Segundo o aviso, pode ocorrer chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Em nossa região o alerta é válido para Aperibé, Bom Jardim, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cantagalo, Cardoso Moreira, Cordeiro, Duas Barras, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Macaé, Macuco, Miracema, Natividade, Nova Friburgo, Porciúncula, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São José de Ubá, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes e Varre-Sai.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress